Notícias

Carnaval de 2022 na Chapada Diamantina

Tudo o que você precisa saber antes de viajar neste feriado

Da redação, em 18/02/22 – Foto Home: Thalison Ribeiro (Cachoeira da Fumacinha, Ibicoara)

Morros Três Irmãos – Foto: Açony Santos

A Chapada Diamantina é o destino perfeito para quem busca ativar o corpo, descansar a mente e comer bem. Seguindo as orientações do governo do estado da Bahia, as cidades que compõem o roteiro turístico da Chapada Diamantina não irão promover programações festivas de Carnaval, mas algumas terão comemorações alternativas. 

A falta dos bailes e festas de rua não impede que os visitantes tenham um excelente feriado aproveitando os atrativos naturais, as cidades e a gastronomia local.

Foto: Açony Santos

Turismo de natureza
Os atrativos do Parque Nacional, de parques municipais e estaduais, além de atrativos particulares poderão receber turistas normalmente, sempre com as recomendações de distanciamento social, uso de máscaras e álcool para higienização constante das mãos e objetos pessoais. Lembrando que alguns atrativos exigem agendamento prévio online. No município de Mucugê, por exemplo, o passaporte de vacina é exigido na entrada de todos os serviços turísticos. 

Trilha Águas Claras, Parque Nacional – Foto: Rogério Grillo


Eventos nas cidades
Seguindo as orientações do governo do estado da Bahia, as cidades não irão promover grandes eventos, particulares ou públicos, porém algumas cidades terão programações alternativas:

Lençóis
A cidade mais movimentada da Chapada, famosa por seus ótimos restaurantes e suas noites badaladas, deu permissão para que performances musicais com voz e violão possam continuar entretendo os visitantes que aproveitam as ruas de pedras para degustar a gastronomia local.
Confira aqui Hospedagens e Restaurantes de Lençóis 

Mercado Cultural, Lençóis – Foto: Branco Pires

Mucugê
A charmosa Mucugê irá permitir eventos com capacidade máxima de 200 pessoas com apresentação de carteira de vacinação na entrada e demais medidas sanitárias, com funcionamento até as 2h da madrugada.

Confira Hospedagens e Restaurantes de Mucugê 

Cidade de Mucugê – Foto: Tarciso Albuquerque


Ibicoara
Alegria e Solidariedade é o que propõe a Prefeitura Ibicoara, com a realização da Live “Carnaval Cultural Solidário”. No dia 01/03, terça-feira, às 17h, todos poderão acompanhar pelo YOUTUBE a alegria do axé baiano. A festa será conduzida por artistas locais e irá promover a arrecadação de doações à Associação de Ambientalistas e Protetores de Animais de Ibicoara – AAPAI.

Confira Hospedagens de Ibicioara 

Rio de Contas
A cidade de Rio de Contas, famosa por promover grandes festas de carnaval à fantasia, apesar da ausência de eventos, fará uma decoração carnavalesca seguindo a tradição da cidade.

Confira Hospedagens e Restaurantes de Rio de Contas 

Cidade de Rio de Contas – Foto: Caiã Pires

Outras cidades
Vale do Capão, Palmeiras, Andaraí, Igatu, Piatã, Barra da Estiva, Morro do Chapéu e Ruy Barbosa seguem as recomendações do Governo do Estado.
Nestas cidades e vilas, os visitantes podem apreciar as belezas naturais, os serviços oferecidos pelas hospedagens e a gastronomia local.

Confira Hospedagens Andaraí

Confira Restaurantes de Barra da Estiva 

Confira Hospedagens e Restaurantes do Vale do Capão 

Confira Hospedagens e Restaurantes de Lençóis

Confira Hospedagens e Restaurantes de Igatu 

Confira Restaurante de Piatã 


Como chegar
O aeroporto de Lençóis, principal acesso aéreo da Chapada Diamantina que foi fechado no início da pandemia, permanece inoperante. Os aeroportos mais próximos são os de Salvador e Vitória da Conquista, de onde se pode alugar um carro ou pegar um ônibus com destino às cidades da Chapada Diamantina. (COMO CHEGAR)

Não deixe de seguir nosso Instagram e ficar por dentro de tudo que acontece na Chapada Diamantina!

Leia também:

A cidade de Mucugê aposta em inovação para desenvolver um turismo ordenado e seguro

A importância do reconhecimento do Geoparque Serra do Sincorá para a Chapada Diamantina 

Turismo de Natureza e aventura são seguros?

Publicidade
Publicidade