Notícias

CHAPADA DIAMANTINA TERÁ UMA GALERIA DE ARTE CONTEMPORÂNEA

A VB Galeria poderá ser visitada a partir de 11 de abril, Dia da Chapada Diamantina.


A partir de 11 de abril de 2022 – Dia da Chapada Diamantina – a região terá uma nova opção de roteiro cultural: a VB Galeria de Arte Contemporânea. Situada aos pés do Morro do Pai Inácio, cartão postal da Chapada, a VB Galeria faz parte da Villa Barriguda, um novo empreendimento turístico em Campos de São João.

Fachada VB Galeria – Foto: Coletivo ELA
Vista do Morro do Pai Inácio – Foto: Branco Pires
Campos de São João – Foto: Rogério Grillo

A galeria abre suas portas com a exposição coletiva “Gênesis”, composta por cinco artistas: Muricy, Dida Murta, Marco Lima, Rodrigo OMG e Donato. Com curadoria de José Félix, idealizador e sócio do empreendimento, a mostra apresenta forte presença da arte urbana, com obras que contemplam elementos naturais, por meio das linguagens contemporâneas com base no grafite e em ilustrações feitas de nanquim.

Entrada VB Galeria – Foto: Coletivo ELA
Interior VB Galeria – Foto: Coletivo ELA

Instalada em uma área verde de 15 mil m², a Villa Barriguda está estrategicamente posicionada entre dois importantes destinos turísticos da região: a cidade de Lençóis e a cidade de Palmeiras, onde fica o Vale do Capão. “Estamos em um lugar de fácil acesso, por onde praticamente todos os turistas passam enquanto visitam pontos turísticos famosos como o Morro do Pai Inácio, Poço do Diabo, a Cachoeira da Fumaça, as grutas da Pratinha e da Lapa Doce e muitos outros”, comenta José Félix.

Aérea VB Galeria – Foto: Coletivo ELA
Cachoeira da Fumaça – Foto: Chico Guia

A galeria possui duas salas internas, terraço e uma agradável área externa. “Queremos receber obras e coleções em múltiplas linguagens, principalmente de artistas em ascensão, tornando a VB Galeria parte do circuito de galerias do estado da Bahia.” complementa Maurício Cerqueira, sócio do empreendimento.

Em breve, será inaugurada uma loja com artigos produzidos pela Villa Barriguda e pelos artistas que por ela passam, como camisetas, bolsas, canecas, ímãs, adesivos, cartões postais, pôsteres, livros, guias, além de produtos legítimos da Chapada Diamantina.

Sobre os artistas
Muricy
A estética das obras de Muricy nos leva a diferentes interpretações da realidade. Com múltiplas técnicas, Muricy cria cenários surreais com cores vibrantes, formas geométricas em 3D, figuras humanas que se misturam com animais e elementos florais. Tudo com a força da linguagem do grafite – sua escola – presente no uso dos sprays, das tags e das narrativas.

Natural de Feira de Santana-BA, Muricy ganhou projeção nacional recentemente e já ornamentou casas de jogadores de futebol e artistas como Ivete Sangalo, Ferrugem, Projota, Léo Santana, Tony Sales, Igor Kanário, entre outros.

Muricy – Foto: arquivo do artista
Obra de Muricy – Foto: arquivo do artista
Obra de Muricy – Foto: arquivo do artista

Dida Murta
Os calangos, pequenos lagartos que vivem por toda a Chapada Diamantina, são as marcas registradas de Dida Murta. Suas obras mostram a imensa capacidade do artista em explorar as formas deste animal em diferentes apresentações cheias de mínimos detalhes, pontos, texturas, ranhuras e sombras feitas em nanquim.

Nascido em Serrinha-BA, Dida começou a desenhar aos 14 anos e ainda jovem teve oportunidade de viver nos Estados Unidos, onde aprimorou suas técnicas.
Residente em Lençóis há quase 15 anos, Dida participou de exposições coletivas no Brasil e nos Estados Unidos e também já foi sócio em uma galeria de arte em Lençóis.

Dida Murta – Foto: Alberto Lira
Obra de Dida Murta – Foto: arquivo do artista
Obra de Dida Murta – Foto: arquivo do artista

Marco Lima
Marco Lima usa toda a sua experiência e habilidade como caricaturista em obras vibrantes criadas com múltiplas técnicas. A paixão pelo grafite está totalmente presente em suas criações, que também brincam com personagens da cultura pop, tags e lettering.

Natural de Itabuna – BA, Marco foi criado em Salvador. Autodidata, foi através das caricaturas que Marco se reconheceu artista plástico, ainda criança.

Marco Lima – Foto: arquivo do artista
Obra de Marco Lima – Foto: arquivo do artista
Obra de Marco Lima – Foto: arquivo do artista

Rodrigo OMG
Personagens cheios de expressões e texturas se revelam com diversas técnicas, quando Rodrigo OMG  leva suas artes para as telas e para os muros.
Desde criança, sempre esteve envolvido com diferentes expressões artísticas, Rodrigo se encontrou artista visual há 10 anos, no ambiente digital do design gráfico.

Rodrigo OMG – Foto: arquivo do artista
Obra de Rodrigo OMG – Foto: arquivo do artista
Obra de Rodrigo OMG – Foto: arquivo do artista

Donato

As ilustrações de Donato têm influência do Mangá – arte com base no nanquim. Com traços bem detalhistas, realistas e precisos, o artista apresenta cenas expressivas que parecem cotidianas com forte presença de elementos naturais e orgânicos.

Autodidata, Donato desenha desde criança e encontrou no nanquim a técnica ideal para se expressar.

Donato – Foto: arquivo do artista
Obra de Donato – Foto: arquivo do artista
Obra de Donato – Foto: arquivo do artista

A Villa Barriguda

A Villa Barriguda é uma hospedagem que será inaugurada em breve. Moderna e totalmente integrada à natureza, dispõe de espaços especiais que inspiram momentos de relaxamento, contemplação e privacidade. Sua concepção partiu de um casal franco-brasileiro que desejava trazer ao interior da Bahia uma experiência turística com serviços inovadores e princípios sustentáveis. 

Campos de São João é um povoado com menos de mil habitantes, clima de interior e povo acolhedor. Suas ruas de pedras e casarões antigos ajudam a contar a história cultural da Chapada Diamantina, especialmente pela presença de um trecho da Estrada Real, por onde a Coroa Portuguesa escoava o ouro do interior da Bahia em direção à cidade de Rio de Contas, no século XIX.

Campos de São João – Foto: Rogério Grillo
Campos de São João – Foto: Rogério Grillo
Campos de São João – Foto: Rogério Grillo

Chapada Diamantina
Dia 11 de abril é celebrado o Dia da Chapada Diamantina. A data faz parte do calendário oficial de eventos do Estado da Bahia desde 2018, como reconhecimento da relevância da Chapada Diamantina para a região.

Destaque no cenário turístico nacional e internacional, a Chapada Diamantina está entre os principais destinos do nordeste. Seus cenários naturais exuberantes formados por morros, rios, cachoeiras, grutas e cavernas são convites imperdíveis para visitantes que buscam o turismo de natureza e também o turismo cultural.

Da arte rupestre aos shows musicais, as charmosas cidades no entorno do Parque Nacional apresentam excelentes opções de passeios e programações culturais, desde festas e manifestações tradicionais, eventos ligados à dança, ao teatro e ao cinema; a museus e exposições de artes visuais.

Poço do Diabo – Foto: Chico Guia
Topo do Morro do Pai Inácio – Foto: Chico Guia
Morrão – Foto: Rogério Grillo

Serviço
Exposição Gênesis
Endereço: Villa Barriguda, Campos de São João – Palmeiras – Chapada Diamantina, na Bahia.
Data: de 11 de abril a 11 de agosto de 2022
Entrada: Gratuita
Contato: +55 75 99991-5257   /   [email protected]

Texto: Thais de Albuquerque

Informações para imprensa: Hewelin Fernandes (71) 99181-8505

Publicidade
Publicidade