13 coisas para fazer na sua viagem pela Chapada Diamantina

Muito além de vilas e cidades charmosas e paisagens de tirar o fôlego, a viagem à Chapada Diamantina é repleta de detalhes que podem tornar a sua experiência ainda mais especial. Confira nossa seleção de 13 coisas para se fazer quando você estiver por aqui.

1 – Contemplar o pôr do sol no Morro do Pai Inácio

Vir à Chapada Diamantina e não ver este pôr do sol não é vir à Chapada. É um clássico não só para aqueles que visitam a região pela primeira vez, mas também para quem já conhece e continua se encantando com a paisagem. Veja como chegar.

Pôr do sol no Morro do Pai Inácio. Foto: Caiã Pires
Pôr do sol no Morro do Pai Inácio. Foto: Caiã Pires

2- Ver uma roda de Capoeira, em Lençóis

A associação Corda Bamba, em Lençóis, liderada pelo Mestre Cascudo, é uma das principais referências da Capoeira na Chapada. Com apresentações todas as sextas-feiras no mercado cultural, esta roda de capoeira além de divertida, esbanja cultura e talento! Veja outras manifestações culturais.

Grupo Corda Bamba de Capoeira, em Lençóis. Foto: Açony Santos
Grupo Corda Bamba de Capoeira, em Lençóis/BA. Foto: Açony Santos

3- Assistir a um espetáculo do Circo do Capão

Com espaço fixo no Vale e apresentações itinerantes, O Circo do Capão é um espaço de cultura, lazer, entretenimento, artes circenses, dança, teatro, música e tudo que a sua imaginação e a lona couberem. Veja mais opções de eventos aqui.

Ponto de Cultura Circo do Capão. Foto: Acervo

4 – Ler um livro num final de tarde no Poço Halley em Lençóis

Com um refrescante poço e pedras lisas perfeitas para esticar as pernas, o lugar é ótimo para passar a tarde lendo um bom livro. E o melhor, fica pertinho da cidade! Confira as normas de visitação aqui.

Poço Halley em Lençóis. Foto: Caiã Pires
Poço Halley em Lençóis. Foto: Caiã Pires

5- Tomar uma cerveja na pracinha de Igatu

Se não beber, pede um suco da fruta geladinho que funciona muito bem também! O local tranquilo também pede umas voltinhas para conhecer o cotidiano bucólico da vila no município de Andaraí. Veja mais aqui.

Praça de Igatu. Foto: Caiã Pires
Praça de Igatu. Foto: Caiã Pires

6 – Mergulhar no Poço Azul no mês de junho

Junho é o mês que o raio fica mais intenso no Poço. A visita ao local, independente da época do ano, é inesquecível, mas no mesmo de junho é espetacular! Confira tudo sobre como chegar aqui.

Poço Azul. Foto: Branco Pires
Poço Azul. Foto: Branco Pires

7 – Dormir em uma das casas de nativos do Vale do Pati

O Vale do pati é considerado um dos melhores trekkings do mundo! Mas o que deixa a experiência ainda mais especial é poder ouvir as histórias dos nativos, comer as deliciosas comidas caseiras e interagir com os outros visitantes. Veja aqui mais detalhes de um dos passeios mais pedidos.

Casa de Dona Raquel, no Vale do Pati. Foto: Thais de Albuquerque
Casa de Dona Raquel, no Vale do Pati. Foto: Thais de Albuquerque

8 – Comer pizza integral na Pizzaria Capão Grande, no Vale do Capão

Com apenas dois sabores de pizza: a salgada e a doce, são vários motivos que fazem desse lugar especial, seja pelo atendimento simpático, pela combinação perfeita do mel com pimenta que acompanha os pedidos ou pelo original corte em estrela das pizzas. Veja aqui como chegar lá.

Pizzaria Integral do Capão. Foto: Branco Pires
Pizzaria Integral do Capão. Foto: Branco Pires

9 – Assistir uma apresentação do Maracatu Diamante, em Lençóis

Formado por moradores da cidade e região, o Maracatu Diamante é o principal representante do estilo na Chapada. Frequentemente o grupo se apresenta pelas ruas da cidade, atraindo o público com a tradicional batida grave do maracatu. Veja mais aqui.

Maracatu Diamante, em Lençóis
Maracatu Diamante, em Lençóis. Foto: Acervo

10 – Ir a Feira do Vale do Capão

Muito além de verduras e hortaliças, a feira do Vale do Capão é quase um evento! Realizada aos domingos, é o local perfeito pra quem conhecer um pouco mais do estilo de vida do Capão, bater bons papos e ainda curtir a apresentação de capoeira no Coreto. Veja aqui mais coisas para fazer depois da feira…

Feira do Vale do Capão. Foto: Caiã Pires
Feira do Vale do Capão. Foto: Caiã Pires

11 – Comer o pastel de palmito de jaca do Capão

Na Chapada é comum se deparar com receitas com o palmito da jaca. Mas não pense que tem o tradicional gosto da fruta. Só experimentando pra saber. Tem quem se apaixona pelo sabor!

Pastel de Palmito de Jaca. Foto: Açony Santos
Pastel de Palmito de Jaca. Foto: Açony Santos

12 – Ouvir as histórias de Valdelice, no Museu e arquivo público de Mucugê

O museu traz relíquias do garimpo, peças doadas pela população, artigos de jornais da época do Coronel Horácio de Matos e muitas fotos de moradores. Tudo apresentado com preciosos detalhes pela simpática Valdelice.

Valdelice no Museu e Arquivo público de Mucugê
Valdelice no Museu e Arquivo público de Mucugê. Foto: Thais de Albuquerque

13 – Contemplar o Morrão sob as estrelas

Um dos pontos altos do trekking das Águas Claras é sem dúvidas poder contemplar o céu estrelado aos pés do Morrão! Confira aqui como chegar.

Morrão. Foto: Açony Santos
Morrão. Foto: Açony Santos
  • Tudo o que você precisa para planejar a sua viagem com conforto e segurança.

  • LINKS RÁPIDOS

  • ADALGISIO PIRES NETO | 05.961.470/0001-35
    Flora Comunicação © 2002 - 2023. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!