Sobre a chapada

Festas e eventos culturais

A maioria do calendário cultural da região acontece de forma espontânea, sem datas fixas. Alguns eventos acontecem todos os anos e são realmente imperdíveis! Confira a seguir as principais festas das cidades.

Abaíra

Festival da Cachaça
Para celebrar este potencial produtivo, a Cooperativa dos Produtores Associados de Cana e seus Derivados (Coopama) realiza anualmente o Festival da Cachaça. A celebração inclui atrações musicais na praça central da cidade, no Clube Social e degustações.

Ruy Barbosa

Dark Side Of Orobó
Um festival multicultural acontece anualmente, entre os meses de outubro e novembro, no centro da cidade, com apresentações musicais e exposição de obras de arte.

Andaraí e Igatu

Boi Estrela de Igatu
O Boi Estrela de Igatu foi criado em 2007, durante as comemorações da Festa de São Sebastião, padroeiro da vila e reune manifestações populares locais, como os ternos de reis, folias de boi, procissão das almas, batuques do Jarê, quadrilhas juninas e queima da lapinha. O festejo acontece no dia 20 de janeiro.

Festival de Igatu
O pequeno povoado atrai um grande número de visitantes durante três dias dedicados às artes, encontros literários, ofi cinas, apresentações culturais e muita música. O Festival é realizado no início do segundo semestre do ano.

Festa do Divino e Rabeia
Sempre com um mês de antecedência à Festa do Divino, uma grande árvore é cortada e levada até a rua do Lajedo, no centro de Andaraí. O tronco é enfeitado e depois carregado por uma multidão até a Igreja Matriz, onde os fi éis do divino acendem velas e jogam papéis com pedidos.

Lençóis

Festival de Lençóis Grandes nomes da música brasileira e novos destaques se apresentam no centro de Lençóis durante três dias em apresentações gratuitas. Esse é um dos eventos mais esperados por moradores e visitantes. A data de sua realização varia. 

Senhor dos Passos Há mais de 160 anos, durante 11 dias, a população de Lençóis festeja o padroeiro dos garimpeiros, na Festa do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos. A programação se inicia com um cortejo de baianas, garimpeiros, devotos e grupos culturais, que se reúnem para a lavagem da escadaria da Igreja do Senhor dos Passos. 

Mucugê

Festival de Chorinho
O casario colonial de um dos centros históricos mais preservados da Chapada Diamantina é o cenário perfeito para o Festival de Chorinho de Mucugê. O evento gratuito acontece na Praça de Eventos da cidade e traz artistas de destaque da cultura popular brasileira. A data de realização do Festival é flexível. 

Festival de Forró da Chapada
Como forma de resgatar e fortalecer a tradição das sanfonas e do forró, a cidade de Mucugê promove três dias de festas com forrozeiros de todo o Brasil. Durante o dia são oferecidas oficinas de instrumento, ritmo e dança. À noite os sanfoneiros soltam o fole para a população e visitantes gastarem as sandálias dançando muito! A data do evento, em geral, acontece no mês de outubro. 

Feira Literária de Mucugê (Fligê)
A Fligê abraça a arte literária como mote para singularidades e diálogos com outras artes. Concebida como um “território da leitura”, o evento defende o acesso ao livro e à educação literária como direito à formação humana. Sem data fixa, acontece em geral no mês de agosto.

Festival Vozes na Chapada
O encontro de corais traz para a cidade de Mucugê grupos regionais e estaduais, além de propor atividades paralelas às apresentações, como oficinas e passeios temáticos. A data de realização do evento é flexível.

Vale do Capão

Festival de Jazz
Durante três a quatro dias, o pequeno povoado do Vale do Capão recebe alguns milhares de turistas apreciadores do Jazz, da música instrumental e experimental. A tradição de receber músicos renomados do Brasil e do mundo se fortalece a cada ano. A festa não tem data fixa. Informações sobre o evento podem ser confirmadas no site www.festivaldejazzdocapao.com.br

Circo do Capão
Saraus, shows de acrobacia e muita palhaçada! O Circo do Capão possui programação de qualidade e contínua, além de oferecer oficinas variadas com artistas circenses de todo o mundo. 

Rio de Contas

Corpus Christi
O centro da cidade de Rio de Contas é tomado por tapetes confeccionados pela comunidade escolar pública municipal. As ruas do centro são tomadas por um enorme tapete, representando a passagem de Jesus Sacramentado. A festa é realizada anualmente na cidade desde meados do século XVIII e está em processo de registro como patrimônio cultural imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

Piatã

Ressonar Festival
Com a proposta de reunir a paixão pela natureza e pela música eletrônica, o Festival Ressonar é realizado sempre durante a primeira lua cheia do ano. Antes realizado em Lençóis, foi transferido para uma lindíssima fazenda em Piatã com um visual naturalmente psicodélico.

Festas Tradicionais

Carnaval
Para quem deseja fugir dos cordões e grandes blocos, a Chapada Diamantina é destino certo. Em Rio de Contas há um tradicional desfile de bonecos gigantes, puxado pelo Rei Momo, ao som de frevo e marchinhas carnavalescas. Em Igatu, além da Filarmônica Municipal de Andaraí, acontece uma festa de carnaval tradicional, reunindo músicos e apreciadores de marchinhas. Em Piatã também há a festa do Rei Momo, com bandas de Forró Eletrônico. Em Lençóis, os bloquinhos puxam marchas de carnaval, reunindo foliões locais e visitantes que se misturam entre confetes e fantasias.

São João
O mês de junho é muito esperado pela população e por turistas, que buscam espantar o frio com muita música e forró nas praças e coretos. Iniciando os festejos juninos, a Festa de Santo Antônio, no dia 13 de junho, virou tradição no pequeno povoado de Conceição dos Gatos (próximo ao Vale do Capão). Na semana do dia de São João, 24 de junho, o Forró Pé de Serra é garantido nos povoados de Igatu, em Andaraí, e Vale do Capão, em Palmeiras. Nas cidades de Mucugê, Lençóis e Piatã além dos trios tradicionais, também tem na programação bandas de Forró Universitário e Eletrônico. Fechando a programação junina, acontece o Forró Quilombola do Remanso (em Lençóis) em 29 de junho, dia de São Pedro, o padroeiro do povoado. 

Reveillon
Shows pirotécnicos e bandas marcam a noite da virada de ano em algumas cidades. Em Lençóis, visitantes e moradores se concentram na balaustrada, nas margens do Rio Serrano, e no centro histórico, onde tem música ao vivo e fogos de artifícios. Em Andaraí, além de shows na praça, acontece o Reveillon das Águas, no Balneário do Rio Paraguaçu, uma festa aberta ao público.


Galeria de fotos


Publicidade
Publicidade