Antônio Laranjeira – 07 de novembro de 2022
Ufologia e Exobiologia são temas que atraem curiosos e esotéricos; expedições são um jeito de buscar o contato com extraterrestes e naves.
A Chapada Diamantina chama a atenção de seres humanos há milhares de anos. Os primeiros habitantes chegaram há 10 mil anos, de acordo com pinturas em cavernas. Depois foi a vez dos garimpeiros, no século XVII, em busca de pedras preciosas e recentemente, há 40 anos, chegaram os aventureiros de todo o planeta Terra em busca das paisagens.
Mas antes de todos eles, acredita-se que um grupo de visitantes extraterrestes (ETs) já viajava pela região. Pinturas rupestres feitas por humanos nas rochas da região servem como evidência simbólica de que os ETs estiveram em contato com os nativos da época. Algumas dessas pinturas estão no Complexo Arqueológico Serra das Paridas, no município de Lençóis.
Contra a opinião dos céticos, os relatos de garimpeiros sobre “clarões” e documentos de épocas passadas sobre “luzes no céu” reforçam que as ocorrências de objetos voadores não-identificados (OVNIs) na Chapada Diamantina de fato aconteceram.
A Ufologia e a Exobiologia – consideradas pseudociências que se dedicam a investigar a possibilidade de vida em espaços extraterrestres – atraem pesquisadores e curiosos na região. Com isso a observação do céu em busca de luzes e objetos virou roteiro em algumas localidades, onde há pontos de vigília.
Cidades como Lençóis, Igatu, Morro do Chapéu e Vale do Capão estão na “rota das naves espaciais”. Em Ibicoara, existe a Escola Ashtária, que promove eventos e encontros sobre a exobiologia.
Em 2019, o programa “De Carona com OVNIS”, do History Channel, visitou a região e fez um episódio exclusivo sobre as luzes de Igatu, evento ufológico no qual dezenas de pessoas relataram o avistamento de “naves espaciais”.
Em 2022, a revista OVNI Pesquisa realizará uma expedição saindo de Belo Horizonte, Minas Gerais, para a cidade de Mucugê. Entre os dias 10 a 12 de novembro o grupo estará na Chapada Diamantina em busca de OVNIs.
“Pessoas curiosas da região da Chapada Diamantina estão convidadas para nos enviar relatos de quem esteve em contato com OVNIs ou ETs”, afirma o organizador da expedição Paulo Werner, editor da revista.
O resultado da observação em Mucugê será destaque na edição de dezembro de 2022 do periódico mineiro. O contato com a revista pode ser feito pelo e-mail ou pelo telefone 31 99426-5326 (Whatsapp).
Quer saber mais sobre o Turismo de Conhecimento e visitar as pinturas rupestres que representam extraterrestres na Chapada Diamantina? Acesse agora o Guia Chapada Diamantina.