Notícias

Carnaval 2023 na Chapada Diamantina é alternativa para descansar

Antônio Laranjeira – 28 de janeiro de 2023

Faltam poucos dias para o Carnaval 2023, um feriadão em que a maioria viaja para as cidades metropolitanas. Mas há quem busque a folia de uma cachoeira ao invés de glitter.

Foto: Acervo ZenTur

Após a pandemia de Covid-19 passar pela pior fase (lockdown em cidades maiores) a Chapada Diamantina está reaberta e em alta expectativa para o Verão de 2023.

As cidades e vilas da Chapada Diamantina são cheias de natureza, cultura e sabores. Estamos falando de uma das Chapadas do Brasil, a mais procurada do mundo no Google, localizada no coração geográfico do estado da Bahia, na região Nordeste do país.

Quer viajar para cá? Confira as expectativas e dicas de quem está organizando tudo para chegada dos turistas:

Cidades para descansar no feriado de Carnaval

Andaraí

”Como em todo país, o carnaval 2023, está sendo bastante esperado por todos os foliões. Depois de uma longa espera de dois anos, devido a pandemia, a cidade de Andaraí está se preparando para receber os turistas, que estão vindo dos quatro cantos do Brasil. Os nossos hotéis e pousadas já estão com quase 100% da sua ocupação, um recorde em comparação aos carnavais passados. A expectativa é muito positiva, e a cidade já está se movimentando em vários aspectos para a festa momesca, e pra receber os nossos visitantes”, declarou Jaciara Pereira, Secretária de Turismo e Meio Ambiente do município.

Ibicoara

“Esse é um lugar magnífico com belezas naturais sem igual. A Cachoeira do Buracão, Cachoeira da Fumacinha entre outros pontos turísticos do Brasil, são cartões postais dessa belíssima região. Ibicoara é uma cidade que traz aconchego e paz em meio à natureza para quem viaja pela Chapada. Em 2023, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, realizaremos de forma oficial o primeiro IbicFolia, um evento de Carnaval com uma estrutura que vai deixar o ambiente aconchegante e divertido, com praça de alimentação, brincadeiras e muito mais”, informou Luã Sampaio, Secretário de Turismo de Ibicoara.

Lençóis

“O turista que escolher passar o período de Carnaval em Lençóis poderá contar com uma lista variada com mais de 15 opções de passeios entre cachoeiras e trilhas, nível leve e moderado, nos parques de conservação ambiental, além de fazendas e sítios na zona rural. A cidade é animada e recebe nessa época centenas de turistas, por isso estamos preparados para limpeza e ordenamento da cidade. Lençóis tem um city tour interessante, entre ruas movimentadas e monumentos históricos que garantem diversão e belas fotos. Entre os museus recomendados para visitação na cidade está a Casa de Cultura Afrânio Peixoto e a Sociedade União dos Mineiros, que preservam a história da cultura e da economia dos diamantes”, algumas sugestões de Laura Garcia, Secretária de Turismo da cidade de Lençóis.

Mucugê

“Uma cidade bucólica, com clima agradável, lugar paradísiaco para curtir a natureza. Neste época, além dos atrativos naturais, Mucugê oferece uma viagem no tempo com o carnaval das antigas, onde predominam as marchinhas, frevos e bloquinhos de rua com os mascarados, o cabaré do Fecha Nunca, a rainha e o rei do carnaval, entre outras atrações de rua. Numa época em que as ‘músicas de TikTok’ vêm tomando conta, ainda é uma raridade ver a tradição dos blocos carnavalescos tomar as ruas da cidade trazendo alegria a jovens, adultos e crianças”, declarou animada Fabiana Santos Profeta, Secretária de Cultura e Turismo de Mucugê.

Morro do Chapéu

“A cidade é perfeita para comer e beber, porque dispõe do chamado Circuito Enogastronômico com as Vinícolas Santa Maria, Vaz e Reconvexo, um paraíso para quem gosta de vinhos. Em Morro do Chapéu a Charcutaria Sabor Latino (embutidos e defumados), Queijos da Gurgalha (Queijos finos), Sítio Arcanjo (produção de orgânicos); Akã (óleos essenciais), Rancho Rosa do Deserto (flores e rosas do deserto). Além dos pontos turísticos naturais como Cachoeira do Ferro Doido, Cachoeira do Agreste, Vila do Ventura, Gruta dos Brejões, Buraco do Possidônio, Lagoa da Velha (pinturas rupestres)”, declarou Maurício Sodré, Secretário de Cultura e Turismo da cidade.

Palmeiras

“No período do carnaval a Cidade recebe visitantes de vários lugares da Chapada e do Brasil. Dentro de Palmeiras, o turista pode fazer um passeio cultural, conhecer os casarios, praças, igrejas, Museu da Cidade, Casa de Cultura, como também aproveitar um banho de rio nas águas geladas do Rio Preto, localizado dentro da cidade. Para quem optar por estender o passeio, poderá aproveitar as cachoeiras dos povoados de Conceição dos Gatos e Caete-Açú, mais conhecido como Vale do Capão. Tem ainda a subida por escadarias até o cume do Morro do Pai Inácio, as visitas ao Orquidário e a Vila de Campos de São João, que são roteiros leves e que valem muito a pena conhecer”, comentou Andréa Oliveira, secretária de Turismo e Cultura de Palmeiras.

Quer planejar melhor a sua viagem?

Adquira aqui a versão E-book do Guia de Viagem Chapada Diamantina.



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!