O ecoturismo e o turismo de aventura são os grandes responsáveis por atrair milhares de visitantes ao Parque Nacional da Chapada Diamantina e seu entorno. Para levar os turistas para explorar morros, serras, cachoeiras, cânions, rios e poços deste paraíso ao ar livre, as agências locais oferecem diversas opções de atividades como caminhada, trekking, escalada, rapel, tirolesa, flutuação, mountain bike, arvorismo, canoagem e stand up.
Mas praticar estas atividades requer uma atenção especial em relação à segurança. Por isso, em 2006 foi criado o Programa Aventura Segura (PAS), uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Sebrae Nacional e a ABETA. Este programa auxiliou diversas empresas no Brasil a se adequarem aos requisitos das Normas Técnicas Oficiais, criando padrões de qualidade e segurança, com o objetivo de evitar incidentes.
Isso significa que essas empresas precisam ter um sistema de gestão da segurança implementado e plano de emergência para cada atividade vendida em sua agência, contemplando as atitudes a serem tomadas em caso de incidentes, além de oferecer treinamento aos guias e condutores, fazendo a manutenção e a reciclagem deste plano anualmente.
A norma brasileira – ABNT NBR 15.331 – ficou tão boa e completa que se tornou uma referência para a norma internacional, a chamada ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de Aventura – Sistemas de Gestão da Segurança.
De 2006 até hoje, muitas empresas aderiram ao sistema, porém, infelizmente, poucas mantiveram-se dentro das normas. Atualmente, treze empresas oferecem atividades certificadas no país. Na Chapada Diamantina, tem somente uma: a agência Nas Alturas Turismo de Aventura.
Situada em Lençóis, ela possui três atividades certificadas: Trekking no Vale do Pati, Escalada no Parque da Muritiba e Rapel na Gruta do Lapão (as duas últimas atividades, em Lençóis).“Estamos há 13 anos no mercado e te garanto que gerir uma empresa certificada no interior da Bahia é um desafio e tanto (risos). É fruto de muita dedicação, investimento e, principalmente, comprometimento com a segurança dos nossos clientes.” Comenta Vanessa Almeida, sócia da Nas Alturas.
Quando uma zona turística tem empresas que trabalham dentro de um sistema padronizado de segurança, a cadeia produtiva se beneficia: operadoras, associações de guias de turismo, gestores de atrativos naturais e fornecedores de equipamentos. Além disso, o destino como um todo ganha credibilidade nacional e internacionalmente, ampliando muito a possibilidade de gerar negócios e aumentar a visitação.
É preciso ter comprometimento e visão empreendedora para valorizar atributos como estes numa empresa. Não é à toa que Vanessa Almeida foi convidada para dar uma palestra a respeito de gestão de segurança na Adventure Next, um evento internacional que vai acontecer pela primeira vez no Brasil. “É uma honra representar o Brasil, a Bahia e a Chapada Diamantina num evento deste porte. Será uma excelente oportunidade para evidenciar o destino perante as operadoras e a imprensa estrangeira” comemora Vanessa.
Embaixadora da ONG Férias Vivas na Bahia
Vanessa comemora também sua recente indicação a embaixadora Férias Vivas da Bahia. Esse título é conferido a profissionais que defendem a bandeira da segurança no turismo todos os dias.
A ONG Férias Vivas existe desde 2002 para orientar o viajante e incentivar empresas a aderirem à prática segura de atividades no turismo nacional, a fim de promover o desenvolvimento turístico do Brasil através da segurança. Para isso, a ONG oferece soluções em diversas frentes:
– Qualificação de profissionais;
– Disseminação de uma cultura de segurança por meio desde orientação gratuita no site, palestras, eventos e materiais didáticos;
– Contribuição para a integração de todos os setores do poder (Federal, Estadual e Municipal) por meio da participação em grupos de trabalho e projetos;
– Contribuição para a evolução da normatização no âmbito da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas;
– Participação na legislação adequada com vistas à melhoria das condições do turismo através de análise e influência na Lei Geral do Turismo.
Valorize sempre o trabalho de quem atua com segurança!