As Rotas Especiais da Chapada Diamantina serão o grande destaque da próxima edição da Ruraltur, que acontece este ano em Mucugê, no coração pulsante da Bahia. Resultado do projeto de Turismo da Chapada Diamantina do Sebrae Bahia, com apoio da Governança da Agência de Desenvolvimento Territorial Integra Chapada Diamantina, as Rotas Especiais apresentam um novo universo de experiências turísticas, unindo natureza, cultura, agricultura familiar e gastronomia em roteiros autênticos e inovadores.
Foto: Daventura
Revelam ao turista a bela relação do homem com o campo, através do agroturismo, onde a vivência no ambiente rural se transforma em experiências únicas. Inspiradas nos 4 Es da Economia da Experiência, elas combinam entretenimento – ao proporcionar momentos prazerosos como degustar vinhos ou cafés especiais em meio às montanhas; educação – quando o visitante aprende, por exemplo, sobre técnicas de cultivo sustentável ou acompanha uma aula sobre extração de café; estética – ao vivenciar a beleza cênica das plantações, das flores e da paisagem da Chapada que emoldura cada experiência; e escapismo – na oportunidade de mergulhar no cotidiano rural, seja colhendo seu próprio morango orgânico do pé ou participando da rotina da familia agricultora. Dessa forma, o campo se torna palco de conexão cultural, aprendizado e prazer, fortalecendo o turismo regenerativo na região.
Foto: Daventura
A participação das Rotas Especiais da Chapada Diamantina na Ruraltur 2025 acontecerá por meio de vivências imersivas no campo e da comercialização de produtos locais durante a feira. A iniciativa reforça o protagonismo da região como um destino que integra sustentabilidade, empreendedorismo e experiências autênticas. “Nosso objetivo é apresentar ao público a diversidade de produtos e vivências que a Chapada oferece, fortalecendo a identidade local e ampliando as oportunidades de negócios para agricultores, produtores e condutores de visitantes”, destaca Michelle Nonato, Gestora do Projeto de Turismo da Chapada Diamantina do Sebrae Bahia.
Conheça as rotas:
• Rota do Café – conecta os municípios de Mucugê, Ibicoara e Piatã, valorizando os cafés especiais com identidade geográfica e premiados mundialmente. Os visitantes percorrem fazendas de produção sustentável, vivenciam o cotidiano das famílias agricultoras e degustam cafés de alta qualidade, em experiências que unem saber tradicional, inovação e ecoturismo.
• Rota das Frutas Vermelhas – presente em propriedades rurais de Mucugê, apresenta o pioneirismo da Chapada na produção de morangos, amoras pretas, framboesas e mirtilos cultivados sem agrotóxicos. É uma imersão no sabor, no modo de vida simples e nas delícias artesanais que traduzem o potencial gastronômico da região.
• Rota Sensorial – localizada em Morro do Chapéu, oferece uma experiência que aguça todos os sentidos por meio da produção de vinhos, queijos, embutidos, óleos essenciais, flores e alimentos orgânicos. Uma rota que une natureza exuberante, cultura local e inovação em turismo rural.
Foto: Daventura
Com esse encontro entre tradição e inovação, as Rotas Especiais chegam à Ruraltur para consolidar a Chapada Diamantina como referência nacional em turismo rural.
A Ruraltur 2025 é um mergulho no que o turismo rural tem de melhor: sabores autênticos, cultura viva, natureza exuberante e a hospitalidade das comunidades do interior baiano.
Durante o evento será possível explorar os sabores da agricultura familiar, conhecer artesãos e artistas da região, descobrir roteiros incríveis de ecoturismo e base comunitária, curtir apresentações culturais e encontros com saberes populares e conectar-se com quem faz o turismo rural acontecer.
E tudo isso na charmosa cidade de Mucugê, uma das joias da Chapada Diamantina, cercada por paisagens de tirar o fôlego, trilhas históricas e uma energia que encanta quem chega.
A descoberta de diamante no leito do rio Mucugê em 1844 é o marco histórico para o ciclo diamantífero na região. Com casario colonial preservado e construções que se mimetizam nas rochas, Mucugê teve seu conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo IPHAN e pelo IPAC na década de 1980, tornando-se patrimônio cultural nacional e estadual.
Erguida nas margens da Serra do Sincorá está rodeada por montanhas e tem temperatura média de 19˚ C. Uma das atrações mais acessíveis é o cemitério em estilo bizantino, às margens da BA 142. Composto por jazidas em forma de igreja, todas pintadas de branco, remete ao estilo arquitetônico neogótico de meados do século XVIII. Durante o dia fica aberto à visitação e a noite sua iluminação contrasta com a montanha rochosa onde está instalado.
Descubra Onde ficar | Onde comer | Agências | Produtos e Serviços | Atrativos | em Mucugê.
Ruraltur 2025
Local: Mucugê – Chapada Diamantina, Bahia
Data: 25 a 27-09-2025
Inscrições pelo Sympla
Por Redação Flora em 01/09/2025.