Após o destaque dos cafés da Chapada Diamantina no Cup of Excellence 2018, os cafés de Piatã mais novamente apontam entre os melhores do Brasil.
O Grupo 3corações criou uma plataforma exclusiva de apoio e fomento às conquistas delas no campo. O Projeto Florada surge com o objetivo de unir e empoderar essas mulheres, trazendo melhores práticas na produção de cafés especiais, gerando valor para toda a cadeia, da produção ao consumo. A principal etapa do projeto foi a criação do 1º Concurso Florada Premiada, feito para reconhecer os melhores cafés, comprá-los e criar a Edição Especial Café Florada, levando ao mercado os melhores cafés que as mulheres brasileiras produziram.
“O Concurso 3 Corações Florada Premiada abrirá um espaço inclusivo de reconhecimento ao trabalho de mulheres com o café e de fomentação às suas conquistas. Além disso, o Projeto Florada cria uma importante plataforma de visibilidade para que as cafeicultoras também se conectem entre si e tenham acesso a informações sobre as melhores práticas na produção de cafés especiais”, diz Patrícia Carvalho, líder do Projeto Florada na 3corações.
A primeira fase do Concurso, feito em parceria com a BSCA, teve mais de 650 produtoras inscritas e, segundo a organização, os cafés foram surpreendentes. Entre elas, produtoras da cidade de Piatã estiveram entre as vencedoras, veja a lista:
Os Melhores Cafés Via Úmida
1º lugar: Creusa Silva Santana, de Piatã
2º lugar: Patrícia Rigno de Oliveira Rosa, de Piatã
3º lugar: Deuseni de Oliveira, de Piatã
Os Melhores Cafés Via Seca
1º lugar: Tainã Bittencourt Peixoto, de Piatã
2º lugar: Inácia de Fátima Silva Juliano
3º lugar: Luciene Aparecida Santos Mota
Os Melhores Cafés por Região
Tainã Bittencourt, o melhor café da Região Chapada Diamantina
Além dos 113 lotes a serem comprados pelo Grupo 3corações, seguindo o regulamento, mais 182 lotes receberão as mesmas condições comerciais de compra por R$200,00 acima do valor de mercado. Com isso, o Concurso Florada Premiada sela o compromisso de levar aos consumidores, cafés de 295 diferentes lotes produzidos exclusivamente por mulheres.
Leia também:
Conheça 7 Baristas da Chapada Diamantina
Conheça a rota turística do “diamante negro” de Piatã
O que fazer em Piatã
Encante-se com a cidade mais alta do Nordeste
Paula Varejão fala sobre os cafés da Chapada Diamantina
TRES lança blend especial com cafés da Chapada Diamantina