Notícias

segunda-feira, 22 outubro, 2018 às 18:11 | Atualizado em: 23 outubro, 2018 às 11:45

Cafés da Chapada Diamantina se destacam novamente no Cup of Excellence 2018

Grãos de Piatã tiveram ótimas pontuações nas categorias "Naturals" e “Pulped Naturals”


Thais de Albuquerque


Mais uma vez, os cafés produzidos em Piatã, na Chapada Diamantina, foram muito bem colocados no Cup of Excellence – Brazil 2018, o principal concurso de qualidade do mundo. O resultado foi divulgado neste domingo (21). O júri internacional foi composto por 29 profissionais, oriundos de dez países. Ao todo foram 67 vencedores, sendo 37 na categoria “Naturals” e 30 na “Pulped Naturals”.

Fruto | Foto: Juca Badaró

Café de Piatã | Foto: Juca Badaró

Na categoria “Naturals” – cafés naturais colhidos e secos com casca-, o produtor da Chácara São Severino atingiu a nota 91.91 pontos, garantindo o terceiro lugar no concurso. O quarto e o vigésimo lugares também foram ocupados por produtores de Piatã: a Chácara Vista Alegre e a Chácara Capãozinho alcançaram 91.35 e 88.09 pontos, respectivamente.
Já na categoria “Pulped Naturals” – cafés cerejas descascados e/ou despolpados -, Piatã aparece em quinto lugar, com os 90.17 pontos da Chácara Santo Antônio. Piatã aparece outras 16 vezes, ocupando 45% dos melhores cafés desta categoria.

Sobre o Cup of Excellence – Brazil 2018
O concurso é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
Juízes internacionais destacaram que os melhores cafés especiais brasileiros ofereceram sensações gustativas que remetem a bergamota, mel, chocolate, mirtilo, pêssego, cana de açúcar, amora e frutas cítricas, entregando paladares intensos, com acidez acentuada e notas similares à escala dos vinhos.

Leia também:
Conheça 7 Baristas da Chapada Diamantina
Conheça a rota turística do “diamante negro” de Piatã
O que fazer em Piatã
Encante-se com a cidade mais alta do Nordeste
Paula Varejão fala sobre os cafés da Chapada Diamantina
TRES lança blend especial com cafés da Chapada Diamantina

Foto de destaque: Açony Santos.



Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo