Nesta semana, durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), será lançado o livro “Travessias: uma aventura pelos parques nacionais do Brasil”. A obra é fruto de uma parceria entre ((o))eco e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e traz as reportagens produzidas pela jornalista Duda Menegassi, que percorreu 11 travessias em unidades de conservação federais. As trilhas acompanharam as comemorações dos 10 anos de existência do ICMBio.
As caminhadas somaram aproximadamente 400 quilômetros de trilhas e percorreram várias das áreas protegidas mais belas e famosas do país, como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE) e Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA).
O trajeto na Chapada Diamantina
O percurso selecionado foi o trekking que liga o Vale do Capão, na cidade de Palmeiras, até o município de Lençóis. São 17 km, que podem ser percorridos em um único dia. Este trekking é um dos inúmeros roteiros que a região oferece. Identificado pelas agências e guias de turismo como “Trilha das Águas Claras”, o trajeto tem nível moderado de dificuldade, muitos momentos de contemplação, já que a caminhada é feita entre um “mar de morros”, e ótimos pontos para banho.
A realização da trilha, no dia 17 de setembro de 2017, foi também uma comemoração ao aniversário de 32 anos do parque, criado nesta exata data, em 1985. No grupo, de aproximadamente 30 pessoas, estava a gestora da unidade, Soraya Martins, além de servidores, conselheiros, brigadistas e voluntários do parque, e guias da região.
Sobre o evento e o lançamento
O Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) é um dos maiores eventos sobre conservação da natureza na América Latina. Acontece de 31 de julho a 02 de agosto de 2018 em Florianópolis-SC.
Com o tema “Futuros Possíveis: Economia e Natureza”, o congresso irá apresentar em sua programação a relação entre o cenário econômico atual e futuro e a conservação da natureza, com o objetivo de evidenciar que o desenvolvimento socioeconômico não só não é um empecilho para a conservação de áreas naturais como também pode ser potencializado e estimulado por ela.
Realizado desde 1997 pela Fundação Grupo Boticário, o evento reúne os principais especialistas do Brasil e do mundo em uma programação que oferece um espaço de colaboração, diversidade de atividades e inovação.
O evento de lançamento do livro será será realizado no dia 1 de agosto, das 13h às 14h30min, no Espaço de Eventos do CBUC.