Notícias

quarta-feira, 14 junho, 2017 às 14:57 | Atualizado em: 26 junho, 2017 às 10:01

O que é um Parque Nacional?

Quais informações um visitante precisa saber ao entrar nessas áreas


Redação Flora Comunicação


Quem curte turismo de natureza, turismo de aventura e ecoturismo costuma se deparar com nomenclaturas como “Parque Nacional”, “Unidade de Conservação”, “Áreas de proteção”, “Plano de manejo” entre outros termos. Mas o que significam estes temos e o que significa, na prática, adentrar em áreas como estas?

Veja a seguir o que você, enquanto visitante, precisa saber para aproveitar seu passeio dentro de um Parque Nacional como a Chapada Diamantina causando o mínimo impacto, e veja também quais os trabalhos desenvolvidos pelo Estado dentro dessas regiões. Quem vai nos ajudar a explicar tudo isso é Pablo Casella, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), instituto que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Vale do Rio Paraguaçu | Foto: Açony Santos

Vale do Rio Paraguaçu | Foto: Açony Santos

 

O que é um Parque Nacional?

É uma Unidade de Conservação administrada diretamente pelo governo federal, destinada à preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. O objetivo primordial é preservar grandes áreas naturais, sua fauna e flora.

Tamanduá Mirim - Fauna da Chapada Diamantina | Foto: Roberto Rodrigues

Tamanduá Mirim – Fauna da Chapada Diamantina | Foto: Roberto Rodrigues

“A visitação de um parque deve ser orientada e normatizada por seu plano de manejo, que nada mais é do que um documento que detalha os limites de utilização e visitação de cada parque, baseado nos riscos que correm sua fauna e flora”, explica Pablo Casella.

 

Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD)

Parque Nacional da Chapada Diamantina no Mapa

Parque Nacional da Chapada Diamantina no Mapa

Fundado em 1985 com o intuito de preservar os ecossistemas da Serra do Sincorá e conservar suas nascentes, o Parque Nacional da Chapada Diamantina (ou somente PNCD) é um dos maiores do Brasil, abrangendo 152 mil hectares.

Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o PNCD tem sua sede administrativa em Palmeiras e conta com analistas ambientais, técnicos administrativos e funcionários terceirizados.

Sede do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). Muro com pintura de Dmitri de Igatu, guia de turismo e artista local. | Foto: Divulgação

Sede do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). Muro com pintura de Dmitri de Igatu, guia de turismo e artista local. | Foto: Divulgação

“O trabalho dos analistas é dividido em algumas vertentes de gestão: Regularização fundiária; Pesquisas científicas; Gestão Participativa; Visitação, Proteção (que envolve as ações de fiscalização em geral, prevenção e combate aos incêndios florestais); além de demandas administrativas e de relacionamento externo”, explica Casella.

De acordo com Pablo, é realizada uma fiscalização programada por semana: “Geralmente, a fiscalização é mais reativa, motivada por denúncias. Atuamos não somente dentro do Parque, mas também em áreas que estão fora dele e têm influência no Parque, não importa a distância”, explica. Segundo Casella, o fogo e a caça são os maiores desafios enfrentados pelos analistas. “O problema dos incêndios, infelizmente, já é bem conhecido e combatido. A questão da caça, por sua vez, é pouco citada, mas igualmente relevante, pois o impacto na área onde estava o animal pode chegar a muitos hectares. As funções ecológicas são afetadas, podendo causar grandes desequilíbrios ambientais e, eventualmente, até mesmo a extinção local de espécies”, explica.

 

Parques Nacionais brasileiros

O Brasil possui 71 Parques Nacionais. O menor deles é a Ilha dos Currais, no Paraná, com 1.359,70 hectares. Já o maior chama-se Montanhas do Tumucumaque, na Amazônia, no estado do Amapá, com 3.865.188,53  hectares. Este é também o maior parque florestal do mundo.

Parque Nacional da Ilha dos Currais, no Paraná. | Foto: G1

Parque Nacional da Ilha dos Currais, no Paraná. | Foto: G1

 

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, na Amazônia. | Foto: www.portalamazonia.com.br

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, na Amazônia. | Foto: www.portalamazonia.com.br

Em termos de visitação, em 2015 o campeão de visitas foi o da Tijuca, no Rio de Janeiro, que recebeu mais de 2,72 milhões de pessoas. Em seguida, vêm os Parques do Iguaçu, no Paraná (1,56 milhões) e de Jericoacoara, no Ceará (780 mil). O da Chapada Diamantina ficou em 27º no ranking nacional.

 

ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). Cabe ao Instituto executar as ações previstas nos sistemas do MTur , podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as Unidades de Conservação instituídas pela União. Cabe a ele, ainda, fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.

Regras básicas de comportamento dentro de um Parque Nacional

Regras básicas de comportamento dentro de um Parque Nacional

DENUNCIE!

Cuidar deste imenso paraíso é tarefa de todos nós. Por isso, qualquer pessoa que testemunhar algum incêndio ou outra irregularidade no PNCD ou em seus arredores deve denunciar. Anote os telefones:

  • Instituto Chico Mendes (24h): (75) 3332-2310 e 3332-2418
  • INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia): 08000 711400
  • 11º GBM (Bombeiros em Lençóis) (24h): 193
  • CIPPA (Companhia Independente de Proteção da Polícia Militar Ambiental) (24h): (75) 3334-1493
  • BRAL (Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis) (24h): (75) 9802-7166
  • Ibama: 0800 61 8080
  • Defesa Civil (24h): 199

 

Confira o álbum de fotos:

 

Foto de Destaque: Açony Santos


  • Acesse também
    Guia Lençóis

    notícias atualizadas
    semanalmente com
    conteúdos exclusivos.

    Visite
  • Compre o
    Guia Impresso

    Compre aqui e receba em
    casa seu guia com 204
    páginas + pôster com
    mapas!

    Comprar
  • Baixe agora!
    É grátis

    Smartphones
    e tablets

    IOS e ANDROID

    Experimente
  • Loja
    Virtual

    Produtos exclusivos
    da Chapada Diamantina.

    PARA TODO O BRASIL

    Visite

Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo