Neste fim de semana, a prefeitura de Ibicoara inovará e trará três importantes eventos para o sul da Chapada Diamantina. Nos dias 27 e 28 de maio acontecerá o 1º Encontro de Cafeicultores do município, no dia 28 será a Abertura oficial do São João com apresentação da Banda Flor de Serena e nos dias 28 e 29 a Corrida Base Trail Run chegará para agitar e mostrar as belezas da região.
A ideia é integrar os três universos: o café como parte da economia do lugar, a tradição cultural e o esporte de aventura, que coroam o turismo tão diverso da região.
E como será a Base Trail Run?
SOBRE A CORRIDA DE MONTANHA BASE TRAIL RUN (Texto: divulgação do evento)
A Base Trail Run nasceu de um sonho em conquistar os esportes extremos. A visão da Base é promover experiências para quem ama se aventurar em locais que unam percursos desafiadores e natureza. Assim chegou a Base em Ibicoara, um local nunca antes explorado por um evento específico de Trail Run. E vale lembrar que o Sul da Chapada Diamantina tem as montanhas mais altas do nordeste e as mais belas cachoeiras.
Os percursos da Base em Ibicoara foram desenvolvidos a partir de trilhas já existentes, também trilhas antigas recuperadas pela equipe do evento, assim como novas trilhas por locais onde estas não existiam. No total, foram 10km de trilhas novas criadas especialmente para a competição. Veja abaixo como foram planejadas.
Percursos da BASE:
15km – Percurso na Trilha da Cachoeira do Rio Preto. São três quedas e a corrida atravessa duas destas: a do Arco Íris e a principal do Rio Preto. O percurso é um mix de Gerais, Mata Atlântica, trilha com pedras e raízes e muitas subidas. As águas do Rio Preto são a principal fonte de abastecimento de água de Ibicoara. O percurso tem 650m de altimetria acumulada nos 15km. Os atletas terão visuais de toda a Serra do Sincorá, das cachoeiras e plantas nativas endêmicas da Chapada.
35km – Seguindo parte da trilha do Rio Preto, os atletas dos 35k subirão por 7km até o divisor de águas das nascentes do rio preto, um local intocado, sem visitação, onde a fauna e flora são riquíssimas e o visual é único. Neste trecho foram abertos 13km de trilhas novas pela organização da prova em parceria com a Secretaria de Turismo de Ibicoara. O ápice desse percurso é a Serra do Barbado, o ponto mais alto da prova com 1.420m de altitude. Na crista do Barbado os atletas terão a visão em 360° de toda a parte sul da Serra do Sincorá, assim como a cordilheira dos pontos mais altos do Nordeste (Pico do Barbado em Piatã e Pico das Almas), assim como a cordilheira da Serra da Tromba. Outro ponto forte deste percurso serão os cânions do Capãozinho e o complexo de cachoeiras das Raízes e Licuri.
60km – A Ultra tem uma característica bem peculiar, será um mix de terrenos, biomas e níveis técnicos. Assim como os outros percursos, os atletas correrão por 7km na trilha do Rio Preto, e segue-se no mesmo percurso dos 35km até a Cachoeira do Licuri. Daí em diante segue-se em direção ao Vale da Raposa, que já é transição com a caatinga, e onde começa uma das subidas mais duras da prova, a ESTRADA REAL, serão 4,8km de subida num trecho da estrada construída há séculos, toda de pedras trabalhadas e muito bem dispostas, com tecnologia de escoamento de água, inclusive. Outro trecho emblemático será o Gerais do Bonfim. A Vegetação de Gerais lembra um pasto, e as trilhas são planas, mas os visuais são lindos na base das montanhas. Para finalizar os atletas correrão pela trilha da Escadinha, uma trilha antiga de tropeiros, que era o principal acesso a Ibicoara pelo Campo Redondo.
O evento será dia 29 de Maio. Imperdível!!