Chorões da Chapada é o nome do álbum lançado nesta quinta-feira (10), reunindo oito músicas inéditas de compositores selecionados pelo Projeto Chorões da Chapada – uma iniciativa dedicada à difusão do chorinho composto por artistas do território de identidade da Chapada Diamantina. O álbum já está disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Apple Music, TikTok, Instagram, Amazon Music, YouTube Music, Deezer, Pandora, entre outras.
Gravado no estúdio Allegro Andante, com produção de Toko Ciocca, o álbum traz as composições:
“Chuvinha Aguadeiro”, de Alexandre Oliveira e Mai Sato Matsubara, do Vale do Capão;
“Choro da Cajaíba”, de Artur Soar, de Lençóis;
“Tira o Pé, Lôro”, de Mel Sakamoto e Erico Lisboa, do Vale do Capão;
“Percurso de Verão” de Toko Ciocca, de Lençóis;
“Rua do Areal” de Erico Lisboa, Vale do Capão;
“Meu Coração”, de Gustavo Barbosa, de Lençóis;
“Choro Chapada” de Gustavo Rocha, da Volta da Serra, Palmeiras;
“Jaca de Pobre”, de Marcel Jaques, de Lençóis.
As músicas são executadas pelo grupo Choro Labuta, de Lençóis. O grupo, liderado pelo maestro e multi-instrumentista, Marcel Jaques, foi criado há mais de 13 anos, e é um expoente na execução do repertório clássico de chorinho. Acompanham Marcel, os músicos Bruno Lavorini (violão 7 cordas), Zé Livêra (cavaquinho), Gessica Moura (pandeiro), e Erick Jaques (clarineta).
O álbum é um dos produtos do projeto Chorões da Chapada – uma iniciativa dos produtores Rodrigo Rodowicz (Zabelê Produções) e Maiza Andrade, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Os compositores atenderam à chamada pública lançada em setembro de 2024 pelo projeto Chorões da Chapada, que foi contemplado nos editais da Paulo Gustavo Bahia. A ideia dos organizadores é fomentar a criação de novas composições deste gênero musical que ano passado se tornou patrimônio cultural brasileiro, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Instagram: @choroesdachapada
Youtube: Chorões da Chapada