Notícias

5 dúvidas comuns sobre o Parque Nacional da Chapada Diamantina

Antônio Laranjeira – 20 de dezembro de 2022

Veja essa lista de algumas dúvidas frequentes para planejar uma viagem pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina e seu entorno.

Infográfico: Guia Chapada Diamantina

No epicentro geográfico da Bahia, a região da Chapada Diamantina tem formações geológicas que datam de milhares de anos. Um dos chakras do universo, a vida que habita ali é diversa, desde a fauna até a flora, passando pelas grutas e montanhas.

No entanto a visitação exige um conhecimento prévio para evitar erros comuns ao planejar sua viagem pelas paisagens fascinantes do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). Listamos 5 dicas para você viajar!

1. Chapada Diamantina é o mesmo que Parque Nacional da Chapada Diamantina?

Existe uma grande diferença! A “Chapada Diamantina” é uma região que fica no coração da Bahia com uma área de 38 mil km².

O “Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD)” é uma unidade de conservação ambiental criada em 1985 e administrada pelo Instituto Chico Mendes. O PNCD ocupa 1.520 mil km² desta área total da região.

2. Qual o tamanho do Parque Nacional da Chapada Diamantina?

São ao todo 152 mil hectares de área (1.520 km²), isso equivale a 152 mil campos de futebol – sendo 1 hectare correspondente a um campo. Entre os 74 parques nacionais do Brasil esse é um dos mais famosos atrativos, eleito por diversos prêmios de turismo e ciência como um dos nossos melhores destinos turísticos do mundo. A exemplo do projeto de reconhecimento do Geoparque Serra do Sincorá como uma área de interesse global pela UNESCO – uma espécie de “subunidade de super importância” dessa área legalmente protegida.

3. Quais cidades estão dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina?

Não há cidades dentro de uma área protegida como os parques nacionais, mas no seu entorno. O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) abrange 152 mil hectares de terras dos municípios de Andaraí (Igatu), Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras (Vale do Capão), no centro do estado da Bahia.

São cidades em que as práticas sociais passam diretamente pela preservação da natureza e a sustentabilidade do turismo.

4. Qual a melhor época para visitar a Chapada Diamantina?

Não existe melhor época para viajar para a Chapada Diamantina. O clima semiárido, com sol durante todo o ano e poucos períodos de chuva, contribui para viajar em diversos períodos e de acordo com as suas preferências.

5. Preciso reservar entrada no Parque Nacional da Chapada Diamantina?

Sim, para alguns atrativos. Para isso existe a plataforma digital Janoo.com.br, onde você pode fazer as reservas online. Assim, você viaja tranquilo sabendo que a sua entrada nesses atrativos já está garantida e, o que é melhor, usando apenas o seu smartphone.

Para mais dicas como essa, assine a nossa newsletter e planeje melhor a sua viagem!



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!