Notícias

Viajar para Chapada Diamantina tem efeito positivo na saúde

Antônio Laranjeira – 14 de dezembro de 2022

Uma viagem traz benefícios para sua saúde e bem-estar e a ciência comprova! Entenda como a Chapada Diamantina pode oferecer mais qualidade de vida para todas as idades.

O turismo terapeutico inclui práticas como a massagem | Foto: Lu Puigross

Os quatro elementos da natureza podem ser encontrados na Chapada Diamantina em abundância em dezenas de passeios, dos roteiros rurais ao roteiros terapêuticos com opções para todas as idades.

Todas as cidades e vilas da região possuem algo em comum: áreas verdes, terra rica, ar limpo e sol em abundância. Essa combinação faz bem não apenas para a fauna e a flora, mas para os seres humanos, nativos e turistas, em contato com a Chapada Diamantina.

Para quem vive em grandes cidades, esse contato pode ser obtido ao viajar pela Chapada Diamantina. Uma viagem é um período de terapia natural recomendado por estudos médicos de diferentes áreas do conhecimento.

Procurando por algo ao ar livre? Faz bem contemplar e se banhar nos poços, áreas de banho
das cachoeiras | Foto: Márcio Cabral

Viajar reduz estresse e ansiedade

É cientificamente comprovado que fazer uma viagem ao ar livre nos faz voltar pra casa ainda mais saudáveis. O conhecimento popular também demonstra que uma viagem pela natureza proporciona mais bem-estar com você mesmo e com todos ao seu redor nas suas relações.

Um artigo científico brasileiro, publicado na Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, avalia que áreas verdes “proporcionam inúmeros benefícios tanto para a qualidade do meio ambiente e o equilíbrio ambiental, quanto para saúde e bem-estar da população citadina” e tem impacto na qualidade de vida em diversos aspectos.

Na Chapada os sons de pássaros e rios são a trilha sonora de um passeio real por um caminho ecológico pelo parque. Fazer um dia de trilha pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina pode durar de duas até dez horas – a decisão depende da sua disposição física ou necessidade mental.

Praticantes de yoga encontram na Chapada Diamantina um ambiente holístico | Foto: Patricia Rangel

Outro estudo de “Monitoramento e Engajamento com Espaços Naturais”, publicado na revista Nature, comprovou que duas horas semanais de contato com “espaços verdes” é um hábito que eleva significativamente o humor e a sensação de bem-estar e pode reduzir sintomas ligados ao estresse e à ansiedade de quem vive em “espaços cinzas”.

Aproveitar um passeio por lugares novos pela Chapada Diamantina proporciona uma sensação de relaxamento, exercita a paciência, engaja na coletividade da vida e eleva a disposição e o senso de responsabilidade com a natureza. Faz bem para o corpo, a mente e a alma!

Não pode viajar ainda? Navegue em nosso site e planeje sua viagem com o Guia Chapada Diamantina.



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!