Tipos de Turismo

Turismo Rural

A tranquilidade da zona rural atrelada à beleza das paisagens da Chapada Diamantina têm conquistado muitos turistas que optam por passar o dia ou se hospedar em sítios e fazendas. Listamos algumas alternativas para quem busca o sossego do campo.

Fazenda Pousada Vaccaro

Situada em Rio de Contas, produz a famosa cachaça envelhecida e premiada Serra das Almas, feita de modo artesanal e com cana de açúcar orgânica. No local, é possível fi car hospedado em cabanas bioconstruídas, conhecer o processo de produção da bebida e curtir diversas opções de lazer, como passeio a cavalo e tirolesa. A fazenda trabalha com esquema de Day Use, no qual se paga uma taxa de uso do espaço, que inclui todas as atividades recreativas, almoço e passeio pelo alambique. 

Fazenda Terramater

Localizada ao sul do Parque Nacional, em Ibicoara, os interessados em agroecologia e cultivo biodinâmico podem conhecer o sistema agrofl orestal de plantio, com destaque para o café especial exportado até para o Vaticano, e de hortaliças. Também é possível se hospedar no próprio local e conviver mais de perto com o ritmo campestre.

Fazenda Moendas

Esta fazenda está situada no extremo sul da Chapada Diamantina, no município de Ituaçu. O local concentra um sítio arqueológico, poços para banho, barragem, pomar, ambiente rural, cavalos, charrete, observação da fauna e flora, esportes radicais, como rapel e escalada, e a Cachoeira das Moendas com suas águas cristalinas que caem de 72 metros numa praia de areia branca e fina. Além de oferecer opções de hospedagem na fazenda, o local trabalha com Day Use. 

Fazendas de Café

Quatro dos melhores cafés do Brasil são produzidos em Piatã e algumas das cerca de 200 fazendas no entorno da sede oferecem roteiros de conhecimento e degustação. A visita às fazendas é um passeio belo e saboroso e pode ser atrelada aos passeios nas cachoeiras e serras. A maior parte dos cafezais está na BA-148, com acesso de carro. Entre as fazendas mais estruturadas estão a Fazenda Riacho da Tapera, no pé da Serra da Santana e as Fazendas São Judas Tadeu e Ouro Verde, onde estão os cafezais do premiado café Rigno. 

Cavalgadas

A cultura do vaqueiro, registrada como patrimônio cultural imaterial da Bahia, é festejada em diversos municípios com a realização das cavalgadas. Reunindo antigos e jovens vaqueiros e amazonas realizam travessias que terminam em festa com comida regional e música. Algumas dessas festas são a Cavalgada Ecológica da Chapada, em Lençóis; a festa Amigos da Cavalgada, em Barra da Estiva, e a cavalgada da Amizade, no distrito de Cabrália, em Piatã.


Galeria de fotos


Publicidade
Publicidade