O Encontro CafÈcultura, que acontece entre os dias 25 e 27 de abril na cidade de Piatã, emerge como um grande propulsor dessa cultura cafeeira, evidenciando a qualidade e, principalmente, a remodelagem da percepção global sobre a excelência do café produzido no município.
Como um raro diamante negro, o café da cidade de Piatã se diferencia pela qualidade de quem produz e colhe um dos melhores cafés deste país.
É fato de que a região de Piatã, possui produtores que conquistaram um histórico consistente de reconhecimento pela qualidade excepcional de seus cafés, com a combinação de terroir, dedicação no processo de produção e foco na qualidade. Essa condição tem dado aos produtores premiações em competições, incluindo o “Cup of Excellence” , um prestigiado concurso internacional que reconhece os melhores cafés produzidos em países ao redor do mundo.
Mas, se fosse possível reunir toda a cadeia produtiva dessa região, proporcionando um efeito cascata das atividades econômicas e fortalecendo toda a economia regional?
É desta pergunta que surge o Encontro CafÉcultura: um evento único para estabelecimento de parcerias entre entidades, produtores, consumidores e oportunidades de negócios.
Não seria CafÉcultura se o evento tratasse apenas sobre negócios, porque também evidenciará conhecimento, aprendizado, inovações e tudo mais o que são as bases para uma cafeicultura forte e encorpada. Novas técnicas serão discutidas, práticas sustentáveis incentivadas abrindo um novo horizonte de possibilidades para os profissionais da área.
A experiência sensorial vivida durante o festival também será inestimável ao proporcionar, aos participantes, degustações de café que permitirão que os consumidores refinem seu paladar, o que é estratégia para impulsionar uma demanda crescente por cafés especiais e diversificados, mais um passo na direção da valorização do café especial da Chapada Diamantina, e, claro, as competições a serem realizadas no festival não serão apenas entretenimento, elas serão uma vitrine para os talentos regionais, lançando luz sobre profissionais dedicados e elevando a reputação dos cafés da região.
O CafÉcultura não será apenas um evento, mas um marco na produção cafeeira brasileira e, especialmente na cidade de Piatã. Ele celebrará a riqueza e diversidade do café nacional, impulsionará a economia regional e reforçará a indústria como um todo.
Mais do que isso, servirá como catalisador para promover sustentabilidade, inovação e educação, pilares essenciais para a continuidade da produção de café através da agricultura familiar.
Promover o café da região da Chapada Diamantina:
Destacar a qualidade e diversidade do café produzido na região, estimulando o reconhecimento.
Fomentar Negócios:
Criar oportunidades para produtores regionais, torrefadores, exportadores e demais profissionais do setor para estabelecerem parcerias e expandirem seus negócios nos mercados nacionais e internacionais.
Educação e Conscientização:
Oferecer palestras, workshops e painéis de discussão para disseminar conhecimento sobre o cultivo sustentável do café, boas práticas de torrefação, qualidade e mercado de café.
Apoio à Agricultura Familiar:
Promover a agricultura familiar regional, proporcionando um espaço para que pequenos produtores de café e outros produtos agrícolas possam vender e promover seus produtos.
PRODUTORES DE CAFÉ
Agricultores regionais, produtores de café que desejam promover seus produtos e aprender sobre as melhores práticas.
PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA DO CAFÉ
Torrefadores, exportadores, baristas, traders, profissionais de marketing, consultores técnicos, agrônomos e empresários de cafeterias.
CONSUMIDORES
Toda a comunidade da região de Piatã, onde muitas famílias têm suas histórias entrelaçadas com gerações de produção de café, visitantes e turistas.
17h: Abertura do Evento
Palestra – Palco Principal
18h40: Homenagem aos primeiros cafeicultores
Palestra – Palco Principal
19h30: Apresentação do documentário Produtores de Piatã
Palestra – Palco Principal
Evento Técnico
9h: Visita de Campo na Fazenda Rigno
Oficinas e Capacitações
10h: Torra de Amostras – Leandro Paiva
Palestras – Palco Principal
14h: Roda de Mulheres – Empreendedorismo Feminino no Café
Convidadas: Karina Barreto (Futuro), Ana Elisa (Elisa Café), Úrsula Santos (Café da Gente Bistrô/Aracaju), Valeria Vidigal (Fazenda Vidigal), Tainã Bittencourt, Patrícia Rigno (Café Rigno), Brígida Salgado, Luiza Bittencourt (Coopiatã), Mariana Florença e Olívia Ramos (Café Flor do Mato)
16h30: O Desenvolvimento e Importância da Indicação Geográfica (IG) e do Turismo Rural
18h30: Compradores e Torrefadores de Café – O Diferencial da Chapada Diamantina
Salas de oficinas
14h – 16h: Audiovisual e Empreendedorismo – Luiz Melo (Supernova)
16h – 18h: Empreendedorismo e Qualidade – Leonardo Gonçalves (Café ao Leu)
18h – 20h: Será que o Café Especial é para você? – Hugo Rocco (Moka Clube) e André Águila
Cozinha Show
14h – 16h: Oficina de preparo e torra – Lucas Campos (Blenditta Torrefação)
16h – 18h: Oficina Sensorial – Maria Mion
18h – 20h: Harmonização de Pratos Regionais com Café – Ana Elisa (Elisa Café)
Visita Técnica
9h30: Visita à Coopiatã
Ponto de encontro no stand do Sebrae
Salas de oficinas
9h30: Curso de Gestão de Marketing Digital para Vendas no Instagram – Karina Barretto
13h – 18h: Cooperativas com Elas (Unicafes)
Palestras – Palco Principal
11h30: Curso Técnico de Agroecologia – Juraci Marques e Fábio Lúcio
14h30: Pós-Colheita do Café – Professor Leandro Paiva (IFSuldeMinas)
16h: Bate-papo com escritora do livro: Cafés Especiais do Brasil – Tanit Savassi
17h30: Bate-papo sobre os cafés baianos – Conexão Bahia.
18h30: Homenagem às Apanhadeiras – Tainã Bittencourt e Juliana Buosi
Cozinha Show
14h: Drinques com Café (Mari Mesquita)
16h: Prova dos Cafés da Coopiatã – Cupping
18h: Campeonato Sabiá
Encontro CafÈcultura
Data: de 25 e 27 de abril
Local: cidade de Piatã
Mais informações pelo site oficial do evento e pelo Instagram.
Créditos das fotografias: Carlos Hauck, Renato Rodrigues, Rodrigo Fiusa Wanderdey, Tainã Bittencourt, Ramana e Di Miranda
Por Redação Flora. 15/04/2024.