Notícias

Rio de Contas encanta turistas com tradição de luzes no Corpus Christi

Da redação – 06 de junho de 2023

De 30 de maio a 08 de junho acontece a Festa do Santíssimo de Rio de Contas, uma das maiores celebrações católicas da região. Um atrativo para turistas, sobretudo católicos, que desejam conhecer essa tradição cultural.

As calçadas das casas do centro de Rio de Contas são decoradas com plantas. Toalhas de renda e crochê são postas nas janelas. O chão, por onde passa o cortejo, é atapetado com desenhos alusivos aos festejos que são feitos de flores, cascas de arroz, serragem e tintas coloridas.

Nesta quarta-feira (07) noite de véspera da Festa do Corpus Christi em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, as fachadas das casas do centro histórico são enfeitadas e iluminadas por lanternas confeccionadas com madeira e papel de seda coloridos e estilizados.

Nessas noites, as ruas se tornam um cenário iluminado por velas. A Festa do Santíssimo é conhecida pela reunião de vários segmentos da sociedade, pelos diversos atos de fé, desde a eucaristia até a procissão do Santíssimo Sacramento que marca o auge da celebração nesta quinta-feira (08).

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

De 30 de maio a 08 de junho acontece a Festa do Santíssimo de Rio de Contas, uma das maiores e mais iluminadas celebrações católicas da região.

A festa

Com origem no século 13, Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia: o mistério da transmutação do corpo e do sangue de Jesus em pão e vinho.

Cultura herardada dos portugueses, o Corpus Christi é comemorado no Brasil desde o século 16. A primeira manifestação pública de louvores à Eucaristia aconteceu na cidade de Salvador, no ano de 1549.

A celebração religiosa que encanta moradores e turistas pela sua beleza, pompa e detalhes suntuosos dos ornamentos de origem barroca foi instituída no município de Rio de Contas na segunda metade do século XVIII, cerca de cinco anos depois da fundação da cidade (arraial).

A cidade

Rio de Contas, a primeira cidade planejada do Brasil, está localizada ao sul da Chapada Diamantina.

O município é considerado o mais antigo da região do Centro-Sul Baiano fundado em 1745. Seu conjunto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1980.

O sítio histórico de Rio de Contas reúne praças e ruas que ainda apresentam o traçado da era colonial, com monumentos públicos e religiosos em pedra, casario em adobe e igrejas barrocas. O município também é um dos principais polos do ecoturismo da Chapada Diamantina.

Para mais dicas e notícias da Chapada Diamantina acompanhe nossas redes sociais.



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!