Notícias

Projeto de música da UFBA aproxima universidade e comunidade do Vale do Capão

Da redação – 15 de maio de 2023

Visitantes e moradores de um dos destinos turísticos mais famosos da Chapada Diamantina podem participar de oficinas, palestras e um concerto gratuito.

A 10ª edição do Projeto Música no Capão, realizado por membros da Universidade Federal da Bahia (UFBA), acontece nos próximos dias 19 e 20 de maio, celebrando a arte e a comunidade de Caeté-Açú, também conhecida como Vale do Capão.

Com uma programação diversificada, o evento promete oferecer uma série de atividades para os amantes da música e estudantes do gênero. O Vale do Capão, conhecido pela sua rica e diversa cultura, foi escolhido como o local para receber as atividades do evento.

Esta Atividade Curricular em Comunidade (ACC) da Escola de Música (Emus/UFBA) teve início em 2013 e tem como objetivo, ao longo de uma década de realizações e experimentações, aproximar a universidade da comunidade, valorizando a música como forma de expressão cultural.

Programação 2023

A programação do ACC 2023 conta com diversas atividades, como palestras, oficinas instrumentais, ensaios abertos e encontros musicais. Os estudantes e professores da UFBA serão os responsáveis por liderar as atividades, permitindo que a comunidade local possa desfrutar de um verdadeiro festival de talentos.

A abertura do evento será realizada pelo renomado músico e professor Rowney Scott, que irá conduzir o bate-papo com os jovens instrumentistas da região. Além disso, os participantes poderão participar de palestras sobre a graduação e pós-graduação na Escola de Música da UFBA, oficinas instrumentais e ensaios abertos da Camerata ACC, entre outras atividades.

O evento será realizado em diversos locais do Vale do Capão, como o anfiteatro da Pousada do Capão, o Templo do Sítio Ad Libitum e a Casa do Piano. A programação é gratuita e aberta ao público em geral, permitindo que a comunidade local e turistas possam desfrutar de um fim de semana repleto de cultura e arte.

O ACC Música no Capão da UFBA é um evento que valoriza a rica cultura de migrantes do Vale do Capão e promove a aproximação entre a universidade e a comunidade local. O projeto é uma oportunidade única para que os estudantes de música possam desenvolver suas habilidades e compartilhar seus talentos com o público em geral.


Sexta-Feira (19/05)

9h Abertura (Rowney Scott)
9:30 às 10:30 – Palestra: “Escola de Música da UFBA: graduação e pós-graduação” (Suzana Kato e Beatriz Alessio)
10:30 às 12:00 – Palestra/Oficina: “Criatividade e imitação na prática musical compartilhada” (Joel Barbosa)
12h às 14h – Intervalo Almoço
14h às 16h – Oficinas Instrumentais (Percussão, Flauta Clarineta, Sax, Piano, Violino, Viola, Cello)
16h às 18h – Ensaio Aberto Comentado da Camerata ACC

Sábado (20/05)
9h as 10:30 – Bate papo com todes: “A vida profissional do(a) jovem instrumentista em Salvador e no Capão”
(Mediação: Rowney Scott e Ari Vinícius)
10:30 às 12h – Oficinas Instrumentais (Percussão, Flauta Clarineta, Sax, Piano, Violino, Viola, Cello)
12h às 14h Intervalo Almoço
14h às 16h Encontro/Ensaio: União Diamantina Orquestra e Camerata ACC (Direção: João Weber)
20:30 Concerto no Coreto: Camerata ACC e Professores da UFBA. Participação: União Diamantina Orquestra.

Palestras, ensaios e oficinas:
Anfiteatro da Pousada do Capão
Oficinas de Percussão: Templo do Sítio Ad Libitum
Oficinas de Piano: Casa do Piano



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!