Notícias

O FILME MUXIMA CONCORRE A MAIS UMA PREMIAÇÃO

Em 01 SET 2022

Coordenadores do Cineclube Fruto do Mato, em Lençóis, na Chapada Diamantina, concorrem a mais um prêmio no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

O documentário “Muxima”, realizado em Angola e produzido por Juca Badaró e Renata Semayangue, moradores de Lençóis, na Chapada Diamantina, está concorrendo ao Prêmio Porta Curtas do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, o Kinoforum, maior do país nessa categoria. O filme, que já circulou em dezenas de festivais de cinema do Brasil e do mundo, ganhou este ano o Prêmio de Melhor Roteiro de Documentário do Festival de Cinema de Vassouras no Vale do Café, no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação

“Muxima” foi gravado durante as manifestações religiosas que ocorrem no Santuário de Nossa Senhora da Muxima, a cerca de 120 quilômetros de Luanda, capital de Angola. Todos os anos, entre os meses de agosto e setembro, mais de um milhão de católicos visitam o local para reavivar a fé na Virgem Maria. Desde 1833, após uma suspeita de aparição da santa naquela região, Muxima é o lugar mais importante da peregrinação de Angola. Em 1924, a igreja, construída no local, foi considerada como um monumento histórico do país africano. O documentário acompanha os ritos religiosos e estabelece um paralelo entre a manifestação da fé católica e a colonização portuguesa em Angola.

Foto: Divulgação

Diretor e roteirista de “Muxima”, Juca Badaró produziu outros cinco filmes, entre ficção e documentário, com destaque para o longa-metragem “As Cores da Serpente”, também rodado em Angola, que foi indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2020. “As Cores da Serpente” foi o primeiro documentário gravado em Angola a entrar no circuito comercial do cinema brasileiro, onde foi exibido em seis capitais do país. Desde 2017, Juca Badaró coordena, junto com Renata Semayangue, o Cineclube Fruto do Mato, em Lençóis, na Chapada Diamantina.

Saiba mais: https://portacurtas.org.br/filme/default.aspx?name=muxima72489



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!