O município de Ibicoara, no sudoeste da Chapada Diamantina, foi agraciado com o DIPLOMA E A MEDALHA DE DESTAQUE NACIONAL EM ECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – PRÊMIO BRASIL VERDE 2015. A premiação foi conferida pelo Instituto Ambiental Biosfera apenas a um grupo restrito de municípios e de empresas brasileiras, em justo reconhecimento público ao apoio e estímulo à promoção de ações e iniciativas direcionadas à proteção e conservação de áreas verdes no nosso país, notadamente em regiões abrangidas em Parques Nacionais e nas demais Unidades de Conservação, conforme definidas pelo Ministério do Meio Ambiente e por outros órgãos governamentais brasileiros.
Ontem, dia 04 de dezembro, foi realizada no Centro de Eventos do Hotel Othon Palace, no Rio de Janeiro, a cerimônia de premiação. Na ocasião foram homenageados quarenta municípios e quinze empresa brasileiras que conferem especial atenção à proteção e conservação das coberturas florestais do nosso país.
Localizado a 1.700 m de altitude, o município de Ibicoara, vem ganhando espaço no turismo local. Os seus principais atrativos ficam localizados no Parque Municipal do Espalhado, uma unidade de conservação com uma área de 611 hectares, a 30 km da sede do município. Sua principal atração é a Cachoeira do Buracão, com cerca de 85 m de altura e considerada uma das mais bonitas de toda a região. Outras belezas naturais, como a Cachoeira da Fumacinha, do Lucuri e do Rio Preto também fazem muito sucesso entre os turistas e atraem, principalmente, os adeptos de esportes de aventura como o rapel, o cascading, a escalada e o trekking.
Imagem em destaque: Cachoeira do Buracão / por Itamar Gomes da Silva