Notícias

LUGAR DE CRIANÇA É NA NATUREZA!

A vida destes pequenos que moram na Chapada Diamantina

Da redação, por Marcela Moura, em 11/10/21. 

Neste mês de outubro tão auspicioso, mês que engloba o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e onde também celebramos o Dia das Crianças, o Guia Chapada Diamantina preparou uma matéria mais do que especial exaltando esses pequenos guardiões da Chapada, seus pais e a forma lúdica na qual sua criação vem sendo elaborada. 

Acordar de manhã com o canto dos pássaros, acompanhar as estações do ano e o florescer das árvores, observar os ciclos da natureza e ter como “melhor amigo” o mico que vem pedir bananas na varanda, são cenas que fazem parte do cotidiano dessas crianças.

Vanessa Almeida com seus 2 filhos, Felipe e Davi. 

“A vida é simples, tranquila, não somos afetados pelo consumismo e a violência da cidade grande. Quase todo dia tem trilha, banho de rio, passarinho nas árvores do quintal e macacos dentro de casa (risos). Acho que eles irão crescer com ótimas memórias e serão pessoas mais conscientes sobre o que realmente importa nessa vida.”

Diz a mãe Vanessa Almeida, 38 anos, que engravidou de seu primeiro filho já vivendo em Lençóis

“Caminhar pelo leito de um rio, ver cachoeiras gigantes, pular em um poço de água gelada, ver os bichos no mato, comer fruta do pé, são coisas que talvez uma criança da cidade nunca tenha acesso…e é uma pena. São experiências enriquecedoras e inesquecíveis!” Hoje a Vanessa, empresária do ramo do turismo, é mãe de Felipe, de 6 anos, e Davi, que tem 1 ano e 7 meses.

Toko Ciocca e seu filho, Amaru, de 3 anos. 

Toko Ciocca, 30 anos, professor, músico e produtor musical, é pai de Amaru, de 3 anos, nascido em Lençóis. 

Questionado sobre o diferencial em se criar um filho em um local como a Chapada Diamantina, Toko afirmou:

“Acho que a relação com a natureza acaba sendo diferenciada.  Ir para as trilhas, aproveitar o dia no rio com a família e amigos é algo que faz parte da vida deles. Vejo que essas vivências resultam em aprendizados de diversas formas, desde a convivência social até o estímulo para explorar o entorno que a criança habita.” 

E este entorno em questão, envolve mais do que a natureza em si. As pessoas que escolhem um local como a Chapada Diamantina como moradia, em geral são aquelas que estão buscando um outro tipo de relação com o mundo. Temas como preservação, permacultura e ecologia fazem parte do dia-a-dia dos moradores da região. 

Em relação ao sistema de ensino, Vanessa acredita que ainda há um caminho a ser percorrido para que as escolas sejam consideradas de qualidade. Já Toko vê o grande leque de opções, desde escolas tradicionais até as construtivistas, como uma grande vantagem. 

Thais e Thomas trilhando.

Mas e quanto às trilhas, há opções para os pequenos? A jornalista Thaís Castilho diz que sim, mas é preciso estar atento ao passeio escolhido, usar o equipamento adequado e garantir que as crianças estejam sempre acompanhadas. 

Seu filho Thomas tem 7 anos, e vive com ela em Lençóis. Quando viajam, o menino não vê a hora de voltar e brincar no rio, nas trilhas e na pracinha da cidade. 

Thomas, atualmente com 7 anos

A verdade é que praticamente todas as cidades da Chapada Diamantina possuem atrações para todas as idades, sendo seguro fazer até mesmo travessias com crianças, dependendo do grau de dificuldade e de se ter um guia instruído acompanhando. 

Residente de Lençóis, Toko deixa as dicas de passeios adequados para crianças na região: 

“O Parque da Muritiba como um todo é uma aventura muito boa para os pequenos. O Serrano, Cachoeirinha e o Poço Halley são locais que Amaru costuma gostar. Além destes, a trilha para os Ribeirões (de baixo, do meio ou de cima) é uma ótima pedida para a criança que quer caminhar.”

O fato é que as crianças de todas as idades são felizes e mais saudáveis na Chapada Diamantina! 

Para saber de mais dicas sobre programas adequados para toda a família, consulte nosso guia, em sua versão online, deste site que vos escreve, ou em sua versão impressa, com frete grátis para todo o Brasil.

Publicidade
Publicidade