John Belik: a voz do rap independente da Chapada Diamantina lança novo álbum

John Belik, artista de Seabra, na Chapada Diamantina, acaba de apresentar ao público seu novo álbum “Diamantina Hits”. Fruto de intensa pesquisa musical e uma introspecção profunda, a obra é um retrato sincero das vivências, conflitos e reflexões de um jovem negro da Chapada Diamantina, traduzindo em música a potência criativa do interior da Bahia.

John Belik

novo álbum de John Belik

De acordo com Belik, o álbum nasceu da necessidade de entregar uma obra completa para um público que já apresentava essa expectativa, após o lançamento de alguns singles. Segundo o músico, a pandemia foi um marco temporal e criativo nesse processo, impondo introspecção e reflexão sobre camadas da vida que só se revelaram fora da rotina a que estava habituado. “Esse mergulho pessoal trouxe à tona um rap que é, ao mesmo tempo, resistência e autoconhecimento”, reflete.

Um rap moldado pelo território

Gravado em Seabra, o projeto une crítica social e amor em uma narrativa que transita entre o divino e o mundano. Diferente do rap massivo do eixo Rio-São Paulo, Belik traz uma estética marcada pela aura da Chapada: conexão com a natureza, introspecção e liberdade artística. Essa singularidade nasce da necessidade de quem, pela ausência de referências consolidadas na região, precisou se abrir para experimentações, misturar estilos e criar novas possibilidades.

John Belik

Ao mesmo tempo influenciado e impactando o seu território, o rapper fala, em seus versos, de ambientes em que vive e atua, ampliando o estilo chapadeiro, já que referencia pontos turísticos conhecidos mundialmente, mas também apresenta uma Chapada urbana que existe e se reflete em uma estética própria.

Com isso, acredita poder influenciar outros artistas do ritmo a produzirem, confiando no potencial da região e reafirmando a força criativa e independente da musicalidade da Chapada. Isso fica explícito nas diversas parcerias que encorpam o álbum, formadas com músicos exclusivamente da Chapada Diamantina. Feats com Mirceia Jordana e The Black – também artistas da Chapada – deram tão certo que influenciaram convites para outros artistas do território.

John Belik

Com 10 faixas, o álbum imprime modernidade e naturalidade, com os beats acelerados do trap, mas sem se entregar totalmente ao estilo. Nas bem sucedidas experimentações da obra, misturas com funk e samba resultam em uma sonoridade vibrante, contemporânea e autêntica.

O rap independente de John Belik

Sobre o papel do rap independente, o artista é categórico: “é mais do que música”. Para John Belik, é uma ferramenta de transformação social, assim como um caminho para o autoconhecimento, trilha já percorrida e conhecida por ele.
O álbum Diamantina Hits pode ser ouvido no YouTube (canal John Belik) e em todas as plataformas digitais de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Music.

Ficha Técnica

Produção, beats, mixagem e masterização: John Belik e Alonso, na Villa Rec
Arte e visualizers: Tarsis Brasil
Fotografia: João Ernandes e Jhonatas Santos
Participações especiais: TGM, Mirceia Jordana, Anderson ZS, The Black, Leiry Sobral, Annanda Dias e Rato
Assessoria de imprensa: Ananda Azevedo

Informações e novidades no perfil do artista no Instagram @john.belik

 

  • Tudo o que você precisa para planejar a sua viagem com conforto e segurança.

    ADALGISIO PIRES NETO | 05.961.470/0001-35
    Flora Comunicação © 2002 - 2023. Todos os direitos reservados.
    Design by