Rio de Contas inspira as histórias que vêm das memórias mais valiosas de uma família do sertão baiano e que dão vida ao espetáculo infanto-juvenil A Barcarola Encantada, atração gratuita do Festival Literário de Rio de Contas, o FLIRCONTAS, que acontece entre os dias 27 e 29 de novembro
Em seu mais novo trabalho, o Grupo de Teatro de Bonecos Vira Toco, também da cidade de Rio de Contas, apresenta narrativas, mitos e lendas das águas do Rio São Francisco e da Chapada Diamantina.

As histórias são narradas pela vovó Sá Binidita, que viaja para sua romaria em Bom Jesus da Lapa e lá conhece Tõe, um menino do sertão que foge dos maus tratos e da seca. Com o sonho de ser tocador, Tõe pega seu violão e inicia uma jornada pelo Rio São Francisco em uma barcarola encantada, encontrando seres encantados, como o Caboclo d’Água, Mãe d’Água, sereias e as carrancas. Além da Boneca de Ouro, lenda marcante do período da exploração aurífera na Chapada Diamantina.
O espetáculo é voltado a todos os públicos, principalmente o infantil e o infanto-juvenil. A apresentação conta ainda com outros personagens protagonizados por bonecos, manipulados por Rosa Griô, Guilherme Mello e André Mello, além de composições autorais e exclusivas para o espetáculo.
O Grupo Viratoco é formado pela união de irmãos com um extenso histórico em criação, trabalho e fazer artístico. Nos espetáculos do grupo, fazem desde a confecção dos bonecos à voz e manipulação, assim como composição e execução de música, cenografia e produção.
Alexandre Mello assina a composição original, trilha e produção musical, André Mello cria e confecciona cenários e bonecos e Rosa Griô elabora projetos, produz, canta e atua.
Como não poderia deixar de ser, a nova geração traz o frescor do conhecimento tecnológico, e o Grupo Viratoco conta com filhos e sobrinhos no elenco e na captação e edição de audiovisual.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Sobre o Festival Literário de Rio de Contas, o FLIRCONTAS
O evento gratuito — que propõe unir literatura, cultura, memória e território em uma grande celebração da palavra, da ancestralidade e das identidades locais — acontece no mês da consciência negra e do aniversário de fundação do município, que em 2025 completa 302 anos.
Durante os três dias de festival, o público poderá participar de mesas de conversa com autores renomados e locais, oficinas artísticas e pedagógicas, apresentações teatrais e musicais, contações de histórias, mostras de audiovisual, lançamentos e distribuição de livros, cortejos com escolas, e vivências culturais e educativas voltadas ao diálogo com a literatura, o meio ambiente e a diversidade cultural.
Com o tema central “Palavra ancestral: vozes e saberes dos povos tradicionais”, a primeira edição do Festival propõe uma imersão nos saberes, nas lutas e nas expressões culturais de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais do Brasil, tendo como subtemas as mudanças climáticas, a educação antirracista, a cultura e o patrimônio do município.
Apresentação gratuira do Grupo de Teatro ‘Vira Toco’ no Festival Literário de Rio de Contas (Flircontinhas)
Duração – 48 minutos
Faixa etária – Livre
Dias 28 e 29 de novembro
Ficha Técnica:
Composição, Trilha e produção musical – Alexandre Mello
Manipulação e vozes – Rosa Griô, André Mello, Alexandre Mello, Julia Fagundes e Guilherme Mello
Captação e Edição de Imagem e áudio – KalComunicação
Confecção de Bonecos e Cenário – André Mello e Júlia Fagundes
Acompanhe:
Site www.viratoco.com
Instagram @viratoco
Facebook viratoco
Youtube https://www.youtube.com/channel/UCrBaLtFxlY4hp4CrwZ9yBUQ