Filme “Chica” já tem data de exibição em Lençóis

“Chica Garimpeira”, curta metragem gravado em Lençóis em dezembro de 2017, já tem data de exibição na cidade. Dia 02 de setembro, toda a comunidade poderá assistir, gratuitamente, à história inspirada nas mulheres garimpeiras que habitavam a região. A ficção de Andréa Guanais, educadora e historiadora de Lençóis, foi produzida após ser selecionada pelo VI edital Revelando os Brasis, projeto da fundação Marlin Azul, patrocinado pela Petrobras e apoiado pelo Futura. Para o desenvolvimento do roteiro, Andréa contou com a colaboração do cineasta Orlando Senna.

Andrea Guanais, autora do filme. Foto: Revelando os Brasis

Vivida pela atriz lençoense Rose Lane, “Chica é uma mulher alegre e divertida, mas que nos mostra a sua força e coragem de viver só, garimpando, pelas serras da Chapada Diamantina”, conta Andréa. Um dia, ela encontra a grande gema e, enfim, atinge o bambúrrio – termo que expressa a grande sorte de achar uma pedra preciosa.  O fato precede um suspense, momento no qual são apresentados seres encantados da região.

Atriz Rose Lane interpreta Chica. Foto: Joana Horta

A autora bebe nos modos de vida do garimpo para criar a sua lenda rural, como classifica a própria obra, e utiliza o cenário vivo da cidade de Lençóis para materializa-la. “Não vamos criar nada, toda cenografia já existe e faz parte do nosso cotidiano”. Uma das justificativas, inclusive, para a obra ser atemporal. “Ela pode se passar em qualquer período histórico, até mesmo hoje”, completa.

O filme possui um papel de retroalimentar a memória cultural criada a partir da civilização do diamante. E, como não poderia ser diferente, toda equipe é composta por moradores de Lençóis. “Aqui temos profissionais maravilhosos”, exclama Andréa. Com o diferencial, ainda, de o elenco ser formado majoritariamente por atores negros. “É uma forma de valorizar a negritude que existe na cidade, sobretudo a sua beleza estética”.

Os cenários do filme são as belezas da cidade. Foto: Joana Horta

Revelando Brasis
A caravana de cinema do Revelando os Brasis está pronta para pegar a estrada! Entre 22 de agosto e 11 de outubro, espectadores de municípios com até 20 mil habitantes de 12 estados assistirão a sessões abertas e gratuitas em ruas e praças. Os filmes de curta-metragem foram produzidos pelo projeto a partir de histórias reais ou inventadas contadas e dirigidas por moradores das próprias comunidades.
Adaptado para se transformar em cabine de projeção, o caminhão-cinema é equipado com uma tela de seis metros de altura, projetores, sistema de sonorização e cadeiras para acomodar os espectadores. O Circuito Revelando os Brasis percorrerá cerca de 14 mil quilômetros, realizando 20 sessões de cinema ao ar livre.


Oito documentários, seis ficções e um filme que mistura os dois gêneros compõem a sexta edição do Revelando os Brasis. Além da obra produzida na cidade, cada sessão inclui a exibição de uma seleção de filmes feitos em outros municípios, totalizando uma programação de uma hora e meia de duração. Com roteiro, produção e direção dos moradores selecionados, a mostra traz um conjunto de histórias sobre memórias, lendas, personagens populares e tradições das pequenas cidades, destacando temas que registram a diversidade cultural brasileira e valorizam novas expressões e novos olhares sobre o Brasil.

SERVIÇO
Evento: Exibição do filme Chica
Data: 02 de setembro de 2018
Local: Praça das Nagô, centro histórico de Lençóis
Horário: 19h00

Mais informações
Assessoria de Comunicação Chica Garimpeira
(75) 99874-9349 – Crédito das Imagens: Divulgação
Assessoria de Comunicação Instituto Marlin Azul – IMA
(27) 3327-6999 / (27) 3327-5009 // imprensa@imazul.org / www.revelandoosbrasis.com.br

 

  • Tudo o que você precisa para planejar a sua viagem com conforto e segurança.

  • LINKS RÁPIDOS

  • ADALGISIO PIRES NETO | 05.961.470/0001-35
    Flora Comunicação © 2002 - 2023. Todos os direitos reservados.
    error: Content is protected !!