Notícias

sexta-feira, 1 dezembro, 2017 às 9:59 | Atualizado em: 1 dezembro, 2017 às 10:11

Chapada Diamantina terá filme inspirado em mulheres garimpeiras

Projeto de Lençóis foi selecionado pelo edital Revelando os Brasis e será filmado em dezembro


Assessoria de Comunicação Chica Garimpeira


O universo mítico do diamante é o fio condutor da narrativa de “Chica Garimpeira”, curta metragem que começa a ser gravado no dia 02 de dezembro, em Lençóis. O filme revela a faceta feminina, socialmente ofuscada, da cultura do garimpo desenvolvida nas Lavras Diamantina – local de sonhos, mistérios e cobiça.

Inspirada na história de garimpeiras que habitavam a região, a ficção de Andréa Guanais, educadora e historiadora de Lençóis, começa a ser produzida após ser selecionada, este ano, pelo VI edital Revelando os Brasis, projeto da fundação Marlin Azul, patrocinado pela Petrobras e apoiado pelo Futura. Para o desenvolvimento do roteiro, Andréa contou com a colaboração do cineasta Orlando Senna.

Vivida pela atriz lençoense Rose Lane, “Chica é uma mulher alegre e divertida, mas que nos mostra a sua força e coragem de viver só, garimpando, pelas serras da Chapada Diamantina”, conta Andréa. Um dia, ela encontra a grande gema e, enfim, atinge o bambúrrio – termo que expressa a grande sorte de achar uma pedra preciosa.  O fato precede um suspense, momento no qual são apresentados seres encantados da região.

 

“Além do protagonismo da mulher, neste filme, busco mostrar também as particularidades locais, como a música, a religiosidade, o casario e o jeito das pessoas daqui, que para mim são únicos”, ressalta.

A autora bebe nos modos de vida do garimpo para criar a sua lenda rural, como classifica a própria obra, e utiliza o cenário vivo da cidade de Lençóis para materializa-la. “Não vamos criar nada, toda cenografia já existe e faz parte do nosso cotidiano”. Uma das justificativas, inclusive, para a obra ser atemporal. “Ela pode se passar em qualquer período histórico, até mesmo hoje”, completa.

O filme possui um papel de retroalimentar a memória cultural criada a partir da civilização do diamante. E, como não poderia ser diferente, toda equipe é composta por moradores de Lençóis. “Aqui temos profissionais maravilhosos”, exclama Andréa. Com o diferencial, ainda, de o elenco ser formado majoritariamente por atores negros. “É uma forma de valorizar a negritude que existe na cidade, sobretudo a sua beleza estética”.

Revelando os Brasis

Durante o mês de agosto, a autora, junto aos demais selecionados pelo edital, participou do Curso de Formação e Realização Audiovisual promovido pelo projeto, no Rio de Janeiro. Onde acompanhou oficinas de roteiro, direção, direção de arte, produção, fotografia, som, edição, finalização, mobilização comunitária, direitos autorais e comunicação colaborativa.

Andrea Guanais, autora do filme.

A circulação do filme está garantida na etapa seguinte do projeto, chamada Circuito de Exibição Revelando os Brasis, ao ar livre, e por meio da TV, internet, festivais de cinema e circuitos cineclubistas. As obras também serão disponibilizadas em DVD para distribuição gratuita entre instituições culturais de todo o País. A finalização do projeto está prevista para o segundo trimestre de 2018.

Fotos: Divulgação.

Mais Informações
Assessoria de Comunicação Chica Garimpeira
(75) 99874-9349 – Crédito das Imagens: Divulgação
Assessoria de Comunicação Instituto Marlin Azul – IMA
(27) 3327-6999 / (27) 3327-5009 // imprensa@imazul.org / www.revelandoosbrasis.com.br
Endereço: Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570, Jardim da Penha – Vitória – Espírito Santo
CEP: 29060-720


  • Acesse também
    Guia Lençóis

    notícias atualizadas
    semanalmente com
    conteúdos exclusivos.

    Visite
  • Compre o
    Guia Impresso

    Compre aqui e receba em
    casa seu guia com 204
    páginas + pôster com
    mapas!

    Comprar
  • Baixe agora!
    É grátis

    Smartphones
    e tablets

    IOS e ANDROID

    Experimente
  • Loja
    Virtual

    Produtos exclusivos
    da Chapada Diamantina.

    PARA TODO O BRASIL

    Visite

Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo