O curta-metragem Áurea, dirigido pela jornalista Hewelin Fernandes, está na competitiva da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema que vai até o dia 09 de julho em formato online. A Mostra tem o objetivo de divulgador e empoderar filmes dirigidos e/ou protagonizados por mulheres e/ou pessoas não binárias. O filme mostra o encontro da parteira Áurea e o médico Áureo, que juntos fizeram mais de 100 partos domiciliares na comunidade do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, Chapada Diamantina, Bahia.
O encontro reúne duas sabedorias que se fundem, o conhecimento tradicional de Dona Áurea com o pensamento científico de Dr. Áureo. O filme de 13 minutos, foi todo gravado no Vale do Capão, distrito de Palmeiras, com uma equipe formada por pessoas que moram no Capão.
Desde que foi lançado, o curta participou de inúmeros festivais, Prêmio de Melhor Curta Nacional – Festival de Cinema Alter do Chão 2021; Prêmio de Melhor Documentário – Festival de Cinema de Muriaé 2021; Menção Honrosa – Festival Cine PE 2021; Mostra OroCine – 2022, Festival Internacional e Cinema Ambiental de Garopaba – 2022, , Latino & Native American Film Festival 2022, Seleção Oficial Planeta.Doc 2021; Seleção Oficial Mostra Curta o Gênero 2021; Seleção Oficial Mostra Curta Niterói 2021; Seleção Oficial Rural Afinity Festival Andalucia 2021; Seleção Oficial Multicultural Film Festival Toronto 2021.
Agora em julho o filme vai participar do 5º FECSTA – Festival de Cinema de Santa Teresa, no Espírito Santo e em agosto será exibido na Fligê – Feira Literária de Mucugê, aqui na Chapada Diamantina.
Você pode assistir Áurea no site: www.mostramulhernocinema.com.br.
….
Instagram:
https://www.instagram.com/mostramulhernocinema/