Notícias

Conheça os artistas que irão representar a Chapada Diamantina nos Salões de Artes Visuais da Bahia 2022

Artistas de Lençóis e Vale do Capão foram premiados

26/09/2022. Por Thais de Albuquerque.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) lançou, no primeiro semestre de 2022, um edital para a realização da 64ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia, em comemoração aos 30 anos da instituição. Foram selecionados 42 artistas e grupos para compor uma exposição coletiva em Salvador e o Catálogo Coletivo dos Salões de Artes Visuais da Bahia. Dois artistas de Lençóis e do Vale do Capão (distrito de Palmeiras) foram selecionados. São eles Artur Soares e Morais Nascimento (Mad), respectivamente.

Artur Soares

Nascido em Salvador-BA em 1990, Artur vive atualmente em Lençóis, na Bahia.

Descendente de Gravadores da Chapada Diamantina, Artur imprime imagens de sua história e de personagens emblemáticos da cultura baiana com a técnica tradicional da Xilogravura. 

Formado em Artes Plásticas na UFBA, Artur é professor no maior Atelier de Gravura da Bahia, o Museu de Arte Moderna. Foi professor de Arte Terapia para alunos especiais em Salvador e ensina a Arte da Gravura, sendo um dos nomes mais importantes dessa arte no estado da Bahia. 

“Riachão”, de Artur Soares. LinoGravura – 45x65cm – Foto: acervo do artista

Artur já realizou diversas exposições coletivas na Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo e sua primeira individual “Traços Ancestrais”  aconteceu em Brighton, no Reino Unido. Em 2021 Artur inaugurou a Galeria Soar, em Lençóis, onde o acervo do artista pode ser visitado pelo público.

Galeria Soar, em Lençóis – Foto: acervo do artista

“Apresentar a obra PRETOS no Salão de Arte da Bahia é um acontecimento que honra a minha dedicação sobre a história da Bahia, na linguagem da gravura”, comenta Artur.

Morais Nascimento (Mad)

Nascido em Salvador-BA em 1975, Morais vive atualmente no Vale do Capão (distrito de Palmeiras, na Bahia).

Autodidata, o artista pinta a maior parte de suas obras em tinta acrílica, apresentando diferentes técnicas para abordar assuntos inerentes à existência humana, fenômenos da natureza, o inconsciente e seus mistérios, assim como a espiritualidade e sua expansão.

“Enigma de uma realidade perdida (2022) por Mad. Acrílica sobre tela, 100×120 cm – Foto: acervo artista

Em 1995, Morais – ou Mad – inicia sua carreira profissional como tatuador. Durante o período de isolamento social, em 2020, Mad se afastou da demanda cotidiana ligada às tatuagens e teve a oportunidade de se dedicar integralmente à pintura, criando uma série de obras que hoje compõem a Mad Galeria – espaço expositivo localizado na vila do Vale do Capão.

Mad Galeria, no Vale do Capão – Foto: acervo do artista

“É uma grande honra ver minha obra exposta no museu de artes mais antigo da Bahia, ao lado de 41 artistas de todo o estado.” comemora Mad.

Premiação

Dentre os selecionados, 14 artistas ou grupos serão premiados com o valor de R$15.000,00 cada, sendo dois prêmios para cada um dos seis macroterritórios do estado, e dois prêmios provenientes da cidade de Salvador. Além disso, os expositores recebem auxílio de R$1.500,00 para custeio de sua participação.

Representatividade

A chamada previu 30% das vagas destinadas às cotas raciais (preto/a e pardo/a), 2% para indígenas, 5% das vagas para pessoas com deficiência e indutor para identidade de gênero (Mulher Cisgênero, Mulher Transgênero, Homem Transgênero e Travesti).

Salões de Artes Visuais da Bahia

O evento atende às mais diversas modalidades no universo das Artes Visuais, como arte e tecnologia, artesanato, assemblage (montagem), cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafitti, gravura, instalação, intervenção urbana, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte.

Exposição

No dia 08 de outubro, o público poderá visitar a exposição e contemplar os trabalhos dos artistas selecionados. A mostra acontece no Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador, e fica em cartaz até dia 27 de novembro de 2022.



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!