26/09/2022. Por Thais de Albuquerque.
A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) lançou, no primeiro semestre de 2022, um edital para a realização da 64ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia, em comemoração aos 30 anos da instituição. Foram selecionados 42 artistas e grupos para compor uma exposição coletiva em Salvador e o Catálogo Coletivo dos Salões de Artes Visuais da Bahia. Dois artistas de Lençóis e do Vale do Capão (distrito de Palmeiras) foram selecionados. São eles Artur Soares e Morais Nascimento (Mad), respectivamente.
Artur Soares
Nascido em Salvador-BA em 1990, Artur vive atualmente em Lençóis, na Bahia.
Descendente de Gravadores da Chapada Diamantina, Artur imprime imagens de sua história e de personagens emblemáticos da cultura baiana com a técnica tradicional da Xilogravura.
Formado em Artes Plásticas na UFBA, Artur é professor no maior Atelier de Gravura da Bahia, o Museu de Arte Moderna. Foi professor de Arte Terapia para alunos especiais em Salvador e ensina a Arte da Gravura, sendo um dos nomes mais importantes dessa arte no estado da Bahia.
Artur já realizou diversas exposições coletivas na Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo e sua primeira individual “Traços Ancestrais” aconteceu em Brighton, no Reino Unido. Em 2021 Artur inaugurou a Galeria Soar, em Lençóis, onde o acervo do artista pode ser visitado pelo público.
“Apresentar a obra PRETOS no Salão de Arte da Bahia é um acontecimento que honra a minha dedicação sobre a história da Bahia, na linguagem da gravura”, comenta Artur.
Morais Nascimento (Mad)
Nascido em Salvador-BA em 1975, Morais vive atualmente no Vale do Capão (distrito de Palmeiras, na Bahia).
Autodidata, o artista pinta a maior parte de suas obras em tinta acrílica, apresentando diferentes técnicas para abordar assuntos inerentes à existência humana, fenômenos da natureza, o inconsciente e seus mistérios, assim como a espiritualidade e sua expansão.
Em 1995, Morais – ou Mad – inicia sua carreira profissional como tatuador. Durante o período de isolamento social, em 2020, Mad se afastou da demanda cotidiana ligada às tatuagens e teve a oportunidade de se dedicar integralmente à pintura, criando uma série de obras que hoje compõem a Mad Galeria – espaço expositivo localizado na vila do Vale do Capão.
“É uma grande honra ver minha obra exposta no museu de artes mais antigo da Bahia, ao lado de 41 artistas de todo o estado.” comemora Mad.
Premiação
Dentre os selecionados, 14 artistas ou grupos serão premiados com o valor de R$15.000,00 cada, sendo dois prêmios para cada um dos seis macroterritórios do estado, e dois prêmios provenientes da cidade de Salvador. Além disso, os expositores recebem auxílio de R$1.500,00 para custeio de sua participação.
Representatividade
A chamada previu 30% das vagas destinadas às cotas raciais (preto/a e pardo/a), 2% para indígenas, 5% das vagas para pessoas com deficiência e indutor para identidade de gênero (Mulher Cisgênero, Mulher Transgênero, Homem Transgênero e Travesti).
Salões de Artes Visuais da Bahia
O evento atende às mais diversas modalidades no universo das Artes Visuais, como arte e tecnologia, artesanato, assemblage (montagem), cerâmica, colagem, desenho, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos), escultura, fotografia, grafitti, gravura, instalação, intervenção urbana, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte.
Exposição
No dia 08 de outubro, o público poderá visitar a exposição e contemplar os trabalhos dos artistas selecionados. A mostra acontece no Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador, e fica em cartaz até dia 27 de novembro de 2022.