Para criar uma cerveja, Claudio Godoy e Fabiana Vogado contam ao G1 os cuidados que tiveram antes da mudança de vida de São Paulo para Lençóis.
Da Redação – 14 de novembro de 2022
Em entrevista ao portal G1, o casal criador da Cerveja Artesanal Chapada conta como tem sido empreender na Chapada Diamantina e detalham os desafios da produção deste tipo especial de cerveja no podcast “De onde vem o que eu como”.
Eles contaram ao G1 como foi começar a produção da bebida com detalhes. O episódio também explica a diferença entre cerveja artesanal e industrial e traz curiosidades sobre a história da bebida.
Nada de visão romântica e muito menos ação por impulso. A mudança de vida exigiu do casal três anos de planejamento e estudo. A Fabiana trabalhava como geóloga e o Claudio era tecnólogo em hidráulica.
“A gente queria viver em um lugar mais tranquilo, perto da natureza. Mas trabalhamos muito também, microempreendedor trabalha muito mais”, destaca Fabiana.
Os dois fizeram cursos de gestão financeira e administrativa no ramo de Alimentos e Bebidas, e procuraram escolas especializadas em cervejaria para melhorar a qualidade do produto. O preparo da receita atual também incluiu um estágio em uma pequena cervejaria, ainda em São Paulo.
Para criar a Cerveja Artesanal Chapada eles contam na entrevista como passaram a estudar o mercado da Chapada Diamantina. A dupla conheceu possíveis clientes, encontraram um local adequado para a cervejaria e fizeram parcerias com comerciantes locais. Em 2016, eles mudaram de São Paulo para Lençóis.
O mais recente desafio foi o registro da cervejaria no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O casal recorreu a um responsável técnico e teve que cumprir exigências relacionadas às instalações e aos equipamentos usados.
Saiba mais sobre esse e outros produtos locais da Chapada Diamantina em nosso site!