Mais uma vez, os cafés produzidos em Piatã, na Chapada Diamantina, foram muito bem colocados no Cup of Excellence – Brazil 2018, o principal concurso de qualidade do mundo. O resultado foi divulgado neste domingo (21). O júri internacional foi composto por 29 profissionais, oriundos de dez países. Ao todo foram 67 vencedores, sendo 37 na categoria “Naturals” e 30 na “Pulped Naturals”.
Na categoria “Naturals” – cafés naturais colhidos e secos com casca-, o produtor da Chácara São Severino atingiu a nota 91.91 pontos, garantindo o terceiro lugar no concurso. O quarto e o vigésimo lugares também foram ocupados por produtores de Piatã: a Chácara Vista Alegre e a Chácara Capãozinho alcançaram 91.35 e 88.09 pontos, respectivamente.
Já na categoria “Pulped Naturals” – cafés cerejas descascados e/ou despolpados -, Piatã aparece em quinto lugar, com os 90.17 pontos da Chácara Santo Antônio. Piatã aparece outras 16 vezes, ocupando 45% dos melhores cafés desta categoria.
Sobre o Cup of Excellence – Brazil 2018
O concurso é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
Juízes internacionais destacaram que os melhores cafés especiais brasileiros ofereceram sensações gustativas que remetem a bergamota, mel, chocolate, mirtilo, pêssego, cana de açúcar, amora e frutas cítricas, entregando paladares intensos, com acidez acentuada e notas similares à escala dos vinhos.
Leia também:
Conheça 7 Baristas da Chapada Diamantina
Conheça a rota turística do “diamante negro” de Piatã
O que fazer em Piatã
Encante-se com a cidade mais alta do Nordeste
Paula Varejão fala sobre os cafés da Chapada Diamantina
TRES lança blend especial com cafés da Chapada Diamantina
Foto de destaque: Açony Santos.