Notícias

Cafés da Chapada Diamantina se destacam novamente no Cup of Excellence 2018

Mais uma vez, os cafés produzidos em Piatã, na Chapada Diamantina, foram muito bem colocados no Cup of Excellence – Brazil 2018, o principal concurso de qualidade do mundo. O resultado foi divulgado neste domingo (21). O júri internacional foi composto por 29 profissionais, oriundos de dez países. Ao todo foram 67 vencedores, sendo 37 na categoria “Naturals” e 30 na “Pulped Naturals”.

Fruto | Foto: Juca Badaró

Café de Piatã | Foto: Juca Badaró

Na categoria “Naturals” – cafés naturais colhidos e secos com casca-, o produtor da Chácara São Severino atingiu a nota 91.91 pontos, garantindo o terceiro lugar no concurso. O quarto e o vigésimo lugares também foram ocupados por produtores de Piatã: a Chácara Vista Alegre e a Chácara Capãozinho alcançaram 91.35 e 88.09 pontos, respectivamente.
Já na categoria “Pulped Naturals” – cafés cerejas descascados e/ou despolpados -, Piatã aparece em quinto lugar, com os 90.17 pontos da Chácara Santo Antônio. Piatã aparece outras 16 vezes, ocupando 45% dos melhores cafés desta categoria.

Sobre o Cup of Excellence – Brazil 2018
O concurso é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
Juízes internacionais destacaram que os melhores cafés especiais brasileiros ofereceram sensações gustativas que remetem a bergamota, mel, chocolate, mirtilo, pêssego, cana de açúcar, amora e frutas cítricas, entregando paladares intensos, com acidez acentuada e notas similares à escala dos vinhos.

Leia também:
Conheça 7 Baristas da Chapada Diamantina
Conheça a rota turística do “diamante negro” de Piatã
O que fazer em Piatã
Encante-se com a cidade mais alta do Nordeste
Paula Varejão fala sobre os cafés da Chapada Diamantina
TRES lança blend especial com cafés da Chapada Diamantina

Foto de destaque: Açony Santos.

Publicidade
Publicidade