Notícias

Ação social de escalada da Chapada Diamantina concorre ao Prêmio Mosquetão de Ouro

Antônio Laranjeira – 12 de maio de 2023

Coletivo de Escalada de Lençóis (Escalec) concorre ao Prêmio Mosquetão de Ouro 2023 com votação online. O prêmio tem como objetivo incentivar o estilo ético de ascensões e conquistas de montanhas, da abertura de trilhas e de vias de escalada, além de ações desenvolvidas em favor do esporte e das montanhas.

O grupo tem como público-alvo jovens em vulnerabilidade social nativos de cidades em torno do Parque Nacional Chapada Diamantina através da escalada e montanhismo. As pessoas voluntárias introduzem além das técnicas de escala conversas sobre desigualdades sociais e opressões, como o racismo no esporte e ação em redes comunitárias.

O projeto social é organizado com sessões de escalada indoor e outdoor em Lençóis e Igatu. As saídas à campo e à festivais locais do esporte tem empoderado o grupo de jovens e conectados essas pessoas com a natureza.

As atividades do Escalec acontecem sob orientação de profissionais todos com curso de primeiros socorros – um do voluntários inclusive com certificação internacional (WAFA) para resgates em áreas remotas naturais.

O Escalec teve início em 2021, após a pandemia, quando moradores de Lençóis veteranos na escalada, uma modalidade do Montanhismo se reuniram para realizar um trabalho em rede, colaborativo e voluntário em prol do bem comum e do futuro de uma modalidade de aventura que atrai turistas todos os anos para Lençóis e região.

Em 2023 o projeto pode ser o vencedor do Prêmio Mosquetão de Ouro e ganhar reconhecimento junto à comunidade de escalada brasileira além de representar a Chapada Diamantina entre os três concorrentes que são de outros estados do Brasil.

A votação depende do público! Ajude o projeto Escalec e vote aqui.



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!