Notícias

segunda-feira, 24 julho, 2017 às 20:43 | Atualizado em: 7 agosto, 2017 às 14:36

Vale do Capão: beleza que inspira

A Cheiro de Mato traz a natureza do Vale em forma de cosméticos artesanais


Por Renata Matos e Louise Pita


Em seu laboratório com vistas para as montanhas, no meio do Vale do Capão, a idealizadora da marca Cheiro de Mato, Josineide Tomaz de Sousa, nos recebeu para um bate papo ao som de música zen super relaxante e nos contou sobre sua vida, negocio, passado e futuro.

Natural de Campina Grande, na Paraíba, Neidinha, como é conhecida, tem energia para cima, para frente, de construção. “E isso é com tudo que eu mexer. Tudo em que eu meter minhas mãos dá coisa boa”, garante. E dá mesmo! Não é a toa que a marca já é conhecida em vários lugares do Brasil.

 

Fotos: Acervo Cheiro de Mato.

Fotos: Acervo Cheiro de Mato e Louise Pita.

 

Tudo começou quando Neidinha conheceu o Vale do Capão em 1990, seguindo a sugestão de amigos. “Quando eles voltaram para a casa, disseram que tinham conhecido um lugar e pessoas que eram a minha cara! Fiquei curiosa em conhecer, pois aqui havia uma promessa de vida em comunidade, coisa com a qual sempre sonhei”, nos conta relembrando.

Mas antes de fincar suas raízes no distrito de Palmeiras, viajou por dois anos com o filho de apenas quatro anos. “Passei pelo Piauí, Alto Paraíso, Serra do Caparaó e tantos outros lugares. Até que o meu filho cansou e pediu para parar em algum lugar: ele não queria mais viajar”, sorri. O lugar escolhido foi Caeté-Açu, ou o Vale do Capão. E lá se vão mais de vinte anos.

 

A busca por uma vida mais natural

Em 1992, Neidinha foi morar na Comunidade da Campina, aos pés do Morrão, onde começou uma vida mais natural. “Na comunidade, todos se alimentavam muito bem e tinham práticas de vida muito saudáveis, mas ainda estávamos utilizando cosméticos super punks, com diversos conservantes. Decidimos começar a fazer nossas próprias manipulações”, conta. Daí até abrir o próprio negócio, Neidinha passou por diversos cursos e especializações, iniciando sua produção pela saboaria. Hoje, ela também faz parte do Instituto Brasileiro de Aromatologia (Ibra).

“Não queria fazer só um sabonete. Queria um sabonete com algo a mais. Um sabonete que fosse bom para o corpo, para o espírito e para a natureza”, explica.

“Acho que encontrei meu caminho. O mundo precisa de uma cosmética natural, mais saudável, coisa boa para o ser humano e para o universo”, completa. Pensando assim, nasceu a Cheiro de Mato, em 2011.

Fotos: Acervo Cheiro de Mato.

Fotos: Acervo Cheiro de Mato.

O negócio

Desde seu nascimento, a Cheiro de Mato vem conquistando as pessoas que também procuram por produtos mais naturais, sem testes em animais e que tragam benefícios a saúde do corpo e da mente.

Hoje, além dos sabonetes, a marca possui: protetor labial, protetor solar, creme hidratante, óleo corporal, repelente, todos com ingredientes 100% naturais, que cuidam de você e da natureza, pois não deixam resíduos químicos nos rios.

“Trabalhamos com óleos essenciais orgânicos de primeira qualidade, com propriedades medicinais e terapêuticas. Eles não dão apenas cheiro, eles trabalham o emocional, a mente e o corpo astral”, conta Neidinha, orgulhosa.

 

Fotos: Acervo Cheiro de Mato e Ananda Ferrari.

Fotos: Acervo Cheiro de Mato e Ananda Ferrari.

 

Com sede em sua casa, a microempresa familiar produz cosméticos artesanais e a produção tem crescido. “Neste mês de junho, por exemplo, produzimos três mil sabonetes e todos eles foram vendidos”, afirma Sousa. A Cheiro de Mato conta com revendedores Salvador e alguns municípios da Chapada, e a vontade é de ampliar a linha de produtos e a capacidade de distribuição pelo país. Desta forma, as pessoas podem cuidar do seu corpo, seu espírito, sem poluir a natureza.

Os produtos também podem ser adquiridos na nossa loja virtual Legítimos da Chapada, no site e Facebook da marca, além de sua loja física no Vale do Capão, lá na Vila. Fica na Rua do Juca, s/n – Centro (em frente ao Café Galpão).

E-mail: cheirodemato_capao@hotmail.com


  • Acesse também
    Guia Lençóis

    notícias atualizadas
    semanalmente com
    conteúdos exclusivos.

    Visite
  • Compre o
    Guia Impresso

    Compre aqui e receba em
    casa seu guia com 204
    páginas + pôster com
    mapas!

    Comprar
  • Baixe agora!
    É grátis

    Smartphones
    e tablets

    IOS e ANDROID

    Experimente
  • Loja
    Virtual

    Produtos exclusivos
    da Chapada Diamantina.

    PARA TODO O BRASIL

    Visite

Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo