Notícias

terça-feira, 14 janeiro, 2020 às 14:36 | Atualizado em: 14 janeiro, 2020 às 15:28

8ª edição do Guia Chapada Diamantina é lançada em 2020

Com novos roteiros, novas cidades e muito mais informação!


Redação Flora


Promover a Chapada Diamantina e toda a sua potencialidade turística de forma responsável é o principal objetivo do Guia Turístico Chapada Diamantina, que abre as portas de 2020 com o lançamento de sua oitava edição, maior e mais completa: são 212 páginas, 228 fotos, três novos roteiros, três novos municípios (Piatã, Barra da Estiva e Ruy Barbosa), 150 atrativos e mais de 100 opções de hospedagens, restaurantes e agências de turismo.


O pôster do mapa do Parque Nacional da Chapada Diamantina, item gratuito e fundamental para apresentação da região, agora tem o dobro do tamanho em relação aos anos anteriores, agregando os municípios ao sul do Parque Nacional – Piatã, Rio de Contas e Barra da Estiva.

Outra novidade deste Guia é seu conteúdo. Além das informações clássicas – dicas, mapas, o que levar, como chegar, história, biodiversidade, patrimônio histórico e turismo de aventura -, esta edição traz capítulos que abrangem outras categorias de turismo, como turismo de conhecimento, terapêutico, rural e comunitário.

O mesmo vale para os roteiros. Além das opções mais famosas, o Guia nº 08 traz passeios ainda pouco conhecidos, como o Gigantes da Chapada, um trekking pelos picos mais altos do Nordeste (Serra das Almas, Itobira e Barbado); o roteiro Em Cantos da Chapada, que ocorre em comunidades agrárias em Itaetê e combina visitas a cachoeiras com vivências no dia a dia da comunidade; e o Circuito das Cachoeiras, com as quedas d’água gigantes de Andaraí.

“Nossa intenção é equalizar a visitação difundindo outros belos atrativos, descongestionando os mais conhecidos e possibilitando vivências mais completas ao visitante.” Comenta Branca Pires, diretora da Flora Comunicação, editora do Guia Chapada Diamantina.

Três novos municípios vêm se destacando e agora integram o circuito de cidades e vilas turísticas: Piatã, a mais alta e mais fria do nordeste, Barra da Estiva com suas cachoeiras e comunidade quilombola e a bucólica Ruy Barbosa, com opções de trekking e mountain bike.
“O Guia Chapada Diamantina nº 08 é um convite aos turistas que sonham com nossas cachoeiras, a aprofundar sua experiência e se aproximar dos moradores, conversar mais, interagir com seu meio de vida e levar para casa uma vivência ainda mais completa.” diz Branca.

Promoção do destino
O Guia é produzido em Lençóis pela Flora Comunicação e existe há quase vinte anos. Seu objetivo é promover o turismo sustentável, oferecendo informações em português e inglês.

O Guia Chapada Diamantina é um veículo jornalístico que conta também com plataforma online, o maior portal de informações e notícias turísticas da região: o site www.guiachapadadiamantina.com.br, além de possuir presença diária nas Redes Sociais, com conteúdos completos e atualizados.

Use#euamoachapadadiamantina
Por meio de campanhas de comunicação, o veículo contribui para a visibilidade e preservação da biodiversidade do Parque Nacional. É o caso da campanha Eu Amo a Chapada Diamantina, que traz normas de visitação de forma leve e divertida.
Em 2019, a Flora Comunicação participou também de uma campanha de conscientização chamada Segurança na Natureza, em parceria com a equipe gestora do Parque Nacional (ICMBio), com dicas para que os turistas respeitem as regras da Unidade de Conservação e não corram riscos desnecessários no ambiente natural.

“Este tipo de informação ameniza os impactos ambientais e contribui para a economia e desenvolvimento turísticos de vários municípios”, explica a diretora da Flora Comunicação. “A gente entende que a promoção de um destino é muito mais que mostrar as belezas do local: é ajudar o turista a aproveitar ao máximo a sua viagem, porém com segurança. É ajudar o turista a curtir a viagem sem desmatar, sem destruir, sem ultrapassar os limites.”, explica Branca.

Peça o seu!
Sua venda é realizada pela internet, em pontos de venda da região e em feiras de turismo nacionais e internacionais. O preço de capa é R$ 59,00 e vem com mapa grátis.



Mais redes sociais:

Conte pra nós

O que você gostaria de fazer na Chapada Diamantina?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Previsão
do tempo