Notícias

Vem aí a Brasil Ride 2014!

Falta muito pouco para o início da maior competição de mountain bike das Américas que, acontecerá de 19 a 25 de outubro, cobrindo cerca de 600 quilômetros entre trilhas e caminhos históricos da região da Chapada Diamantina (BA). A 5ª edição da Brasil Ride, sempre carregando o lema de ser “Mais do que uma competição, uma etapa da vida”, tem uma missão especial neste ano, colaborar com o desenvolvimento dos atletas rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

imagem_release_296006“O evento Brasil Ride é nossa vitrine. Brasil Ride é realmente nosso celeiro de desenvolvimento esportivo. O evento tem trazido cada vez mais atletas da elite mundial e acredito que essa combinação de alto nível técnico dessa prova, com o tanto que o Brasil e a Chapada Diamantina são especiais, é um formato que só tende a crescer, pois é o que a gente tem de melhor para preparar o atletas e dar a oportunidade dos ciclistas brasileiros competir com os atletas da elite internacional e com isso elevar o nível em preparação para a Olimpíada”, comentou Andréa Marcellini, competidora na Brasil Ride 2013 e coordenadora na UCI (União Internacional Ciclística).

A competição Brasil Ride 2014 oferece aos atletas a oportunidade de conquistar pontos no ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional), como acontece desde 2013, favorecendo os atletas nacionais a obterem em “casa” a pontuação necessária para conquista de vagas por nação nos Jogos Rio 2016!

A competição reúne os principais ciclistas do país e exterior, incluindo os campeões nacionais na modalidade mountain bike cross country olímpico (XCO), os mineiros Isabella Lacerda e Frederico Mariano.

A realização do evento Brasil Ride desde 2010 também vem proporcionando o surgimento de novos talentos no ciclismo, como é o caso de Alexandre Sousa, de 27 anos, natural do Vale do Capão (BA), que pedala há 5 anos, justamente após receber o convite para participar da Ultramaratona de MTB, com largada em Mucugê.

“O mountain bike está crescendo muito. A bike está uma febre atualmente na região. As pessoas olham para gente treinando todo dia, aquele grupo de ciclista uniformizado, subindo e descendo as ruas, além de estarmos conquistando de bons resultados e pódios pelo Estado, assim acredito que estamos incentivando outras pessoas a pedalar”, conta Alexandre que na sua primeira participação competiu com uma bicicleta emprestada e hoje é considerado o melhor atleta do Estado da Bahia na modalidade cross country olímpico na categoria Elite.Alexandre-Soares

“Antes (2010) só eu pedalava, aí incentivei o Anilton Rocha (parceiro da equipe Tia Sônia / Café Mucugê) e hoje deve ter uns 20 ciclistas no Vale do Capão com bom nível e alguns já chegaram a competir, mas a falta de recursos sempre dificulta. Em Mucugê o volume de ciclistas é cada vez maior, tem um grupo com cerca de 60 ciclistas e até grupo só de mulheres”, conta Sousa, que durante a realização da competição aproveita a presença dos estrangeiros para absorver o máximo de conhecimento para continuar a evoluir.

A verdade é que durante os 7 dias de pedal na Chapada Diamantina-BA, o evento Brasil Ride oferece uma formação integral válida para toda carreira do ciclista:

“É um orgulho poder contribuir na conquista por mais vagas para os atletas nacionais nos jogos olímpicos do Rio, além de fomentar o desenvolvimento do esporte olímpico”, acrescenta Mário Roma.

O maior desafio de bicicleta de montanha da América Latina – BRASIL RIDE 2014 – acontecerá de 19 a 25 de outubro, cobrindo cerca de 600 quilômetros entre trilhas e caminhos históricos da região da Chapada Diamantina, na Bahia, reunindo competidores profissionais e amadores, oriundos de 20 países e mais de 20 estados brasileiros, para uma experiência única no coração do país, com 7 dias de muito pedal, autoconhecimento e contato com a natureza.

Foto de destaque: Ivan Padovani

Foto da matéria: Alxandre Cappi

Foto Alexandre: Maivan Fernandez

 Tenha sempre todas as informações sobre a Brasil Ride na palma das suas mãos – Baixe agora o aplicativo para seu cellular iPhone ou Android. Acesse: www.brasilride.com

App Brasil Ride

Publicidade
Publicidade