Notícias

Turismo de Elegância: uma tendência que cresce na Chapada Diamantina

Antônio Laranjeira – 03 de fevereiro de 2023

Hospedagens que equilibram estilo, sofisticação e charme são cada vez mais presentes na Chapada Diamantina. Confira uma lista dos 10 hotéis mais recomendados.

Acomodações de alto padrão, gastronomia gourmet, galerias de arte contemporânea, vinhos finos produzidos na região e os melhores cafés do Brasil.

Essas são algumas marcas de uma tendência que vem crescendo na Chapada Diamantina: o Turismo de Elegância. A combinação equilibrada de natureza, bom gosto e sofisticação é encontrada nas hospedagens, restaurantes, cafeterias e boutiques.

Arquitetura e infraestrutura integradas ao meio ambiente fazem parte desse conceito de excelência em qualidade no turismo – que não deixa a desejar para nenhum outro país.

Hotéis de luxo: passado e presente

As hospedagens desse segmento na Chapada Diamantina tiveram início entre 1979 e 1982 quando foi construído e inaugurado o Hotel de Lençóis, o primeiro hotel da região.

Em cerca de 45 anos, o que mais mudou foi a preocupação com a natureza. Dessa perspectiva, reduzir e preservar são premissas de elegância e normas de comportamento neste santuário ecológico.

Atualmente, pelo menos uma dezena de empreendimentos consagram a Chapada Diamantina no segmento de hotelaria elegante atendendo turistas que buscam alto padrão na hospitalidade. As instalações, muitas vezes, têm como maior foco a experiência do hóspede do que o número de quartos.

Isso foi possível graças ao investimento na qualificação do trade, no atendimento ao turista, à valorização da arte e de profissionais como chefs, designers e arquitetos juntamente com novas infraestruturas – desde ofurôs até tecnologias como smart homes.

A previsão de crescimento econômico e a perspectiva do desenvolvimento social desse tipo de segmento é unânime em diferentes cidades e vilas alinhadas com as políticas públicas de sustentabilidade regional. Confira 10 recomendações em ordem alfabética para planejar sua hospedagem dos sonhos!

São lugares que oferecem requinte, conforto, belezas únicas, segurança e amplas áreas privativas que trabalham a conscientização socioambiental – autêntica elegância!


1. Canto das Águas (em Lençóis)

O Canto das Águas foi eleito um dos melhores hotéis de luxo do Brasil em 2023. Esse é o primeiro hotel do Brasil a receber o selo de sustentabilidade conforme a ABNT, um marco histórico no turismo. Acompanhando o leito do rio, a arquitetura foi idealizada de forma a interferir o mínimo possível no meio ambiente. Confira aqui.


2. Casa Antônia Pousada Boutique (em Lençóis)

A Casa Antônia é diferenciada em sua arquitetura com uma proposta de design moderno, onde cada ambiente tem como proposta aliar conforto e requinte na experiência do seu hóspede. Confira aqui.


3. Hotel de Lençóis (em Lençóis)

O primeiro hotel da Chapada Diamantina reflete a harmonia perfeita entre natureza, história e o melhor serviço hoteleiro. Tudo que um viajante precisa, não é mesmo? Confira aqui.


4. Pousada do Capão (no Vale do Capão)

A Pousada do Capão é um lugar de beleza única, que oferece conforto, requinte e uma experiência de total integração à natureza. Confira aqui.


5. Pousada Villa Lagoa das Cores (no Vale do Capão)

Lugar especial e encantador cercado pelas exuberantes montanhas do Vale do Capão, com 300 m² de área verde, trilhas internas e belos jardins. Confira aqui.


6. Pousada Vila Serrano (em Lençóis)

A Vila Serrano é a escolha preferida daqueles que gostam da intimidade e do acolhimento de uma pousada charmosa construída com critérios ecológicos em uma grande área verde. Confira aqui.


7. Pousada Rosa dos Ventos (no Vale do Capão)

Classificada como espaço de sofisticação e charme em meio à natureza, a Rosa dos Ventos reúne o melhor da hospedagem com o incentivo à reflexão espiritualista. Confira aqui.


8. Refúgio na Serra Boutique Hotel (em Mucugê)

O Refúgio na Serra oferece um ambiente belo, acolhedor e reservado que concilia bucolismo e requinte em harmonia com as riquezas arquitetônicas e naturais do lugar. Com um restaurante de alta gastronomia e o selo de sustentabilidade, o “ Refúgio” – como foi carinhosamente apelidado – vem fidelizando turistas. Confira aqui.


9. Villa Barriguda (em Campos de São João/Palmeiras)

Este luxuoso espaço disponibiliza casas espaçosas e aconchegantes com decoração moderna e minimalista, distribuídas num imenso jardim paisagístico. A Villa Barriguda também possui uma galeria de arte contemporânea, a VB Galeria. Confira aqui.


10. Vila Pugliesi Hotel Boutique (em Lençóis)

Um espaço que oferece um estilo refinado nos seus ambientes associado à excelente hospitalidade e conforto, com suítes planejadas em seus mínimos detalhes. Confira aqui.


Acompanhe nossa série de turismo de elegância que trará mais dicas de hospedagens, gastronomia e passeios da região!

Adquira aqui o seu E-book do Guia de Viagem Chapada Diamantina.



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!