Notícias

Tecido para Lençóis

No início, eram os índios. Em seguida vieram homens garimpar diamantes. Oito painéis depois, o turismo representa a cidade: um guia e um turista preparam-se para a trilha, de malas prontas na praça principal. A arquitetura e os horizontes de Lençóis são representados com textura e cor nos bordados da coleção Chapada Diamantina em retalhos, trabalho de patchwork realizado por mulheres lençoenses.

O projeto foi idealizado pela gaúcha Waleska Leite e contou com 25 participantes em sua primeira proposta: a criação de dez obras que resumissem a história da região, registrando episódios importantes como a criação do parque nacional, em 1985. O resultado foi um olhar especial, e nativo, sobre os detalhes e o passado do município. “Quem melhor para contar as histórias de Lençóis do que as suas próprias moradoras?”, disse a artesã, que vive há quinze anos na Chapada.

[nggallery id=73]

Uma dessas moradoras é a doméstica Itamara dos Santos. “Decidi entrar porque nunca tive o dom da costura, mas sempre admirei muito as costureiras. Estou aprendendo e, aos poucos, chegando lá”, declarou ela ao Guia Chapada Diamantina. Modéstia à parte, o painel que ela fez com seu grupo, retratando uma procissão em frente à Igreja de Nosso Senhor dos Passos, já foi vendido a uma advogada de São João dos Campos.“Nossa ideia é fazer produtos com a cara da região”, explicou Waleska, “o mais importante é resgatar o passado de Lençóis e dar autoestima ao povo daqui”.

O trabalho pode ser visto no cruzamento mais movimentado da cidade, entre as ruas das Pedras e da Baderna, no centro. No atelier, as mulheres se reúnem semanalmente para produzir roupas e acessórios com a mesma técnica, que utiliza retalhos de tecidos e bordados em sua composição, ofertando uma série de souvenires para os visitantes. Waleska ainda pretende fazer uma exposição com os painéis até o fim do ano, e transformá-los num livro ilustrado. As iniciativas são possíveis graças a um edital,aprovado no ano passado, com recursos do governo estadual.

Serviço

Projeto: Chapada Diamantina em retalhos

O que é:  Trabalhos em patchwork de artesãs da cidade

Onde: Cruzamento da Rua das Pedras com a Rua da Baderna, no centro de Lençóis

Horário: Quartas e sextas das 14h às 17h/ Finais de semana e feriados das 19h às 22h

Mais informações: www.facebook.com.br/chapadaemretalhos

Publicidade
Publicidade