Notícias

Stephan Doitschinoff está de volta

[nggallery id=71]

O artista plástico paulistano Stephan Doitschinoff, também conhecido como Calma, está de volta a Lençóis para mais um temporada de residência artística. Como parte de seus novos trabalhos, no dia 08 de novembro, será exibido o documentário Temporal, que fala sobre a sua primeira passagem pela cidade no ano de 2006, e, em seguida, um bate-papo com ele, na qual irá revelar um pouco de como se dá o seu processo criativo.

Há sete anos, Doitschinoff escolheu Lençóis para se isolar e construir um grande projeto artístico totalmente autêntico, além de colocar em prática seu objetivo de pintar uma cidade inteira. O documentário registra como foi sua inteiração com a comunidade, suas obras realizadas em casas da periferia, e também pinturas em locais públicos, como a Capela de Santa Luzia e em alguns túmulos do cemitério Nossa Senhora da Conceição. O projeto audacioso contribuiu para ascensão de sua carreira e colocou Lençóis na rota nacional de arte alternativa.

Sobre o artista e suas obras

Filho de um pastor evangélico, neto e bisneto de espíritas e com passagem por terreiros de umbanda, Calma tem sua obra marcada por elementos religiosos e aspectos urbanos. Durante a juventude, já mergulhava em aspectos das religiões orientais, alquimia e arte sacra, que também foram incorporados à sua obra.

Ele já expôs no MASP – Museu de Arte de São Paulo, onde ganhou o prêmio de Artista Revelação de 2010 pela APCA – Associação dos Críticos de Arte de São Paulo e no Museu de Arte Contemporânea de San Diego (EUA) e, em 2011, teve sua segunda exposição individual em Nova Iorque (EUA), na Galeria Jonathan LeVine (a primeira foi em 2008, na mesma galeria e se chamou Novo Mundo).

Mais informações: doitschinoff.com

Serviço

O quê: Exibição de documentário e bate-papo com o artista plástico

Onde: Auditório Afrânio Peixoto, Centro Histórico de Lençóis

Quando: dia 08 de novembro (sexta-feira), às 19h30

Quanto: grátis

Publicidade
Publicidade