Notícias

Sessão de cinema em Lençóis

O “Cine Dona Bela”, uma ação da Associação Grãos de Luz e Griô e Espaço Nordeste, de Lençóis, está exibindo durante o mês de agosto diversos vídeos para crianças, jovens e adultos, com sessões abertas para toda a comunidade e visitantes da cidade. Confira a programação:

22/08/12 quarta-feira 16h30

PARAFUSOS – AS AVENTURAS DO SEU EUCLIDES
Direção Marcelo Roque Belarmino
Duração 14min
Sinopse: O filme relata as façanhas marítimas dos portugueses durante o Império de Portugal, em especial, a vitória dos cristãos sobre os mouros invasores de Portugal.



22/08/12 quarta-feira 16h30

O MITO DO DIAMANTE
Realização: Grãos de Luz e Griô
Duração: 7 min

Sessão jovens-adultos

23/08/12 quinta-feira 19h30

MUKHOMA
Realização: Luiz Chaves
Duração: 20 min
Sinopse: A linhagem dos Mukhomas leva consigo a responsabilidade de transmitir os saberes da cultura macua através do rito de iniciação, conservando concepções tradicionais com grande valor moral e cultural. No quintal do Mukhoma, encontraremos suas bases, suas crênças e sua visão do mundo actual, num banho de sabedoria contida na naturalidade de alguém que vive simplesmente da função de educar as novas gerações. Filmado na Província de Nampula, em 2006, o vídeo é uma pesquisa particular do realizador, a qual resultou num acervo audiovisual de grande importância etnológica para a história e a cultura moçambicana.

23/08/12 quinta-feira 19h30

EKWAPA
Realização: Luiz Chaves
Duração: 4 min
Sinopse: Produzido em 2010, ilustra o surgimento de Ancuabe, Distrito da Província de Cabo Delgado, Moçambique. Narrada pelo Régulo Local, conta com a participação de atores locais na reconstituição da história de seus antepassados

30/08/12 quinta-feira 19h30

SOB A POEIRA
Realização: Luiz Chaves
Duração: 36 min
Sinopse: O documentário discute a questão do tráfico de pessoas que acontece em território moçambicano, destacando definições, rotas, redes de traficantes, fragilidades sociais e legais, abordando as causas e consequências com declarações de especialistas no assunto. De forma aberta, o vídeo coloca à mesa depoimentos da sociedade civil, do governo, da imprensa e resgata imagens que mostram pessoas traficadas, rostos de traficantes, além de cenas do esquema de travessia ilegal na fronteira de Ressano Garcia.

Publicidade
Publicidade