Notícias

São João na Chapada é pura tradição

sao joao lencoisA festa do santo mais forrozeiro que existe é a mais esperada na Chapada Diamantina. As cidades e vilarejos históricos se cobrem de bandeirolas e fazem questão de preservar a tradição junina com as quadrilhas, brincadeiras e comidas típicas, além, é claro, do forró pé de serra, em que o som é levado apenas com a sanfona, a zabumba e o triângulo. Confira como serão os festejos em cada lugar:

Igatu

O São João em Igatu é para quem está à procura de uma festa tradicional, pequena e intimista. O charme do vilarejo fica ainda mais evidente nesta data, quando as ruas e casas ficam todas enfeitadas. Serão três dias de festa, de 21 a 23 de junho, com apresentações de trios forrozeiros no coreto. Os organizadores estão convidando os visitantes a trazerem vestidos e roupas típicas para participar a caráter do arrasta pé e das quadrilhas. Este ano, os turistas terão que deixar o carro no estacionamento localizado ao redor da Vila, que contará com translado para o circuito festivo.

Lençóis

Serão cinco arraiás espalhados pelo Centro Histórico que irão homenagear importantes nomes do forró do país e da região. De 20 a 24 de junho, as principais atrações ficarão no Arraiá Dominguinhos, no Mercado Cultural, e ocorrerão a partir das 22h até a madrugada. Nos demais, a zabumba esquentará a festa das 16h até 22h. As brincadeiras e quadrilhas juninas estarão presentes durante todos os dias e terão encerramento com a aula espetáculo da Banda Griô, que contará a história da sanfona e fará uma homenagem ao Seu Aurino, mestre sanfoneiro de Lençóis. Mas não pense que a festa ficará só nesses dias, aos finais de semana até o feriado cada arraiá contará com alguma atração junina.

Confira a programação

Mucugê

A programação de Mucugê será bem intensa e começa com atrações a partir do dia 15 de junho. Todos os dias, a música começa às 6 h da manhã com a alvorada, momento em que a filarmônica percorre as ruas da cidade acompanhada de queima de fogos. Depois, os festejos voltam à tarde com brincadeiras e quadrilhas juninas. À noite a programação fica por conta do mais famoso ritmo nordestino, iniciando a festa com o forró tradicional e entrando pela madrugada com forró eletrônico, que ocorrerá na Praça dos Garimpeiros.

Confira a programação

Vale do Capão

O tema do São João no Vale do Capão deste ano é sustentabilidade. Os organizadores irão estimular os visitantes a evitarem a utilização de copos descartáveis durante o evento. Para fortalecer a ação, serão distribuídas canecas de alumínio para os participantes. A festa por lá contará com quatro dias de forró pé de serra, de 21 a 24 de junho, com apresentações no palco da Vila.

Confira a programação

Publicidade
Publicidade