Notícias

São João em clima de Copa

Bandeirolas verdes e amarelas pipocam pelas principais cidades da Chapada Diamantina. As cidades comemoram, ao mesmo tempo, o São João e a Copa do Mundo. Nativos e turistas mergulham numa euforia reforçada pela vitória do Brasil na abertura do campeonato. A festa junina começa com um grito de gol! Sem perder, nesse clima, o espírito das tradições locais.

[nggallery id=74]

O forró pé-de-serra é uma “prioridade” nas programações de Lençóis e Mucugê, segundo as prefeituras. Trata-se de “música da roça”, tocada por trios de sanfona, zabumba e triângulo, diz o diretor da Secretaria de Turismo e Cultura de Lençóis, Ramiro Luiz Barbosa. O estilo musical é um patrimônio do Nordeste, e fica mais evidente nessa época do ano. A prefeita de Mucugê, Ana Medrado, destaca que o São João “é uma tradição do nosso povo e lugar”.

As barracas de comida típica, fogueiras e quadrilhas completam os arraiais nas principais cidades da região. Na vila de Igatu, as festividades contam ainda com diversas brincadeiras, como a subida no pau de sebo, a corrida do saco e o quebra-pote, com premiações para os vencedores. Segundo o prefeito de Andaraí (à qual pertence Igatu), Wilson Cardoso, três bandas de forró pé-de-serra percorrerão a cidade e farão shows no Mercado Municipal.

A festa junina foi lançada nos últimos dias 13 (dia de Santo Antônio) e 14, em Lençóis e Mucugê, com bandas de forró animando as praças públicas. Confira a programação completa dos municípios da Chapada Diamantina para o período, que vai até o dia 24:

programação completa SJ para jornal 18

Folder S_João Mucugê 2014 Final

Publicidade
Publicidade