Notícias

São João da Chapada tem programação intensa

O São João é a maior festa popular do Brasil, muito esperada por todos os brasileiros e principalmente pelos nordestinos. O seu grande diferencial está na manutenção das tradições, principalmente da cultura sertaneja. Esse é um dos motivos que faz a Chapada Diamantina ser um dos destinos mais procurados pelos baianos durantes os festejos juninos.

Afinal, o clima, a história e a cultura local tem tudo a ver com a festa. As cidades históricas ficam ainda mais coloridas com as cores das bandeirolas, o friozinho da época é ideal para se deliciar com as guloseimas típicas e o forró pé de serra revive a cultura caipira.

Cada cidadezinha possui atrações especiais, como trios forrozeiros, sanfoneiros, quadrilhas, brincadeiras e toda a alegria desta festa popular. Confira:

Igatu
A pequena Vila de Igatu realiza todos os anos uma linda festa de São João. Ideal para quem quer curtir um clima mais familiar. As ruas ficam repletas de fogueiras acesas pelos moradores, que abrem a porta de suas casas para receber os amigos e oferecer quentão, pamonha, amendoim, etc. Na praça principal, que foi totalmente restaurada pelo IPHAN, a decoração é encantadora, com bandeirolas e bonecos caipiras que fazem referência ao casamento na roça. Já no arraial, também no centrinho da vila, o forró pé de serra anima os visitantes.

Pacote para o feriado: www.arthotelcristal.com.br

Lençóis
A cidade dos diamantes sempre conta com atrações animadíssimas. São apresentações de trios nordestinos nas ruas, concursos juninos, eleição da Rainha do Milho, fogueiras e brincadeiras como pau de sebo e corrida de jegue.

Este ano, a programação ocorrerá em diversos circuitos, sendo os principais o Circuito Centro Histórico, com apresentação de sanfoneiros, quadrilhas e brincadeiras juninas; e o Circuito Avenida, com apresentações de grandes bandas. Entre as atrações mais esperadas estão os forrozeiros Zelito Miranda e Hugo Luna.

Pacotes para o feriado:
Pousada Mirante de Lençóis www.mirantedelencois.com.br
Pousada Vila Serrano  www.vilaserrano.com.br
Pousada Lua Rara www.pousadaluarara.com.br
Pousada Pouso da Trilha www.pousodatrilha.com.br

Mucugê
A festa de São João de Mucugê é um das mais procuradas da região. As ruas da cidade ficam cheias de turistas de todas as idades. A programação intensa atende a todos os gostos e reúne apresentações de filarmônicas, quadrilhas, sanfoneiros e bandas de diversos estilos de forró. As atrações se dividem entre o Palco Principal e a Praça dos Garimpeiros.

Pacote para o feriado: refugionaserramucugeba.blogspot.com.br

Palmeiras, Vale do Capão e Campos de São João
Em Palmeiras uma atração muito divertida é o arrastão do “Ê Guilé”. As pessoas saem pelas ruas da cidade acompanhadas de um cortejo de sanfoneiros e vestidas de caipira na noite do dia 23, visitando as casas, cantando e dançando.

Já no Vale do Capão, a festa está a cada ano mais famosa e mais desejada pelos turistas. O forró ocorre no quiosque da praça, local bem conhecido de quem já frequenta o lugar. A programação é típica e formada por artistas locais, com destaque para o Coral de Vozes do Capão. Durante o dia muitos visitantes aproveitam ainda para conhecer as cachoeiras e as belezas naturais do vale.

Para quem procura tranquilidade e quer dançar forró no pé da serra, o povoado de Campos de São João pode ser uma das pedidas, já que está localizado próximo ao sopé do Morro do Pai Inácio, símbolo da região. A pequena vila fica repleta de fogueiras, embalada pelo som da sanfona e com muitas comidinhas juninas.

Pacote para o feriado:
Palmeiras
www.hostelcaminhosdachapada.com

Vale do Capão
Pousada do Capão www.pousadadocapao.com.br
Lothlorien www.lothlorien.org.br

Campos de São João
Pousada Vila São João www.pousadavilasaojoao.blogspot.com.br

Publicidade
Publicidade