Quem visita Lençóis depara-se com um centro histórico muito convidativo para sentar-se às mesas expostas na rua para jantar ou tomar um drink, enquanto aprecia o movimento nas ruas de pedras emolduradas pelos casarões históricos coloridos e decorados com uma identidade própria da Chapada Diamantina. Para completar o cenário, nada como uma boa música!
Atualmente, a cidade de Lençóis conta com diversos artistas excelentes, das mais variadas vertentes, trabalhando todas as noites para entreter o público visitante. São artistas solo fazendo voz & violão, tem duplas, trios e bandas, além de grupos culturais. Do MPB ao Blues, do rock ao reggae, do forró ao jazz… a variedade é grande!
Mas nem tudo são flores. Após os músicos enfrentarem algumas dificuldades, viu-se a necessidade de trabalharem de forma regularizada, o que os levou à criação da AMUL – Associação de Músicos de Lençóis. “Era muito importante que houvesse essa união para que a nossa atuação seja valorizada e respeitada, como todos que estão aqui trabalhando para dar aos visitantes uma experiência agradável”, conta Helder Cardoso, percussionista e presidente da Associação.
A primeira Assembleia foi dia 16/01/2018, para aprovação do estatuto e da diretoria executiva. O estatuto já está caminhando para a formalização para conseguir o CNPJ e estar legalizada, de fato. A adesão foi imediata e já nesta fase inicial, contou com várias assinaturas de músicos locais. Veja neste link o vídeo deste dia.
Além da formalização do trabalho dos músicos, que já citamos, os objetivos da AMUL são também:
Carnaval da AMUL
A primeira grande ação da Associação será durante o Carnaval 2018 de Lençóis, em que os músicos farão apresentações na Praça do Rosário nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro (sábado, domingo e segunda), a fim de promover a cultura e também o meio ambiente, já que a ação pretende fazer a ocupação da praça pública, junto com a revitalização deste espaço através de ações de coleta seletiva e a limpeza da praça. “A Praça do Rosário é muito bonita, com grande importância histórica para a nossa cidade. Notamos que podemos fortalecê-la através de uma linda festa com os músicos e as bandas: Benja, Dragoni, Trota mundo, Rivo Trio, Coriscada, Zion, Relatos em Rimas, Manga e Jambiarra, além dos grupos culturais de rua: Maracatu Diamante, Percuhits e o Bloco Vá Tomar no Beco, que farão cortejos pelas ruas, trazendo o público até a praça. A ideia é que nosso carnaval seja tão agitado quanto o São João, quando a música está presente por todo o centro”, diz Helder.
Participe!!!