Notícias

Ressonar Festival 2021

A programação conta com atrações musicais, debates e entrevistas com Mestres da Cultura Popular Chapadense.

O XII Ressonar Festival acontece entre os dias 26 e 29 de maio com transmissão pelo canal oficial do evento no Youtube (/ressonarfestival). Pela primeira vez em doze anos, a festa terá edição virtual por causa da pandemia de coronavírus e traz em sua programação shows com 23 atrações musicais, DJs, entrevistas e apresentações culturais com Mestres da Cultura Popular da região.


Durante 11 edições, o festival foi realizado durante a primeira lua cheia do ano, na Chapada Diamantina, nas cidades de Lençóis e Piatã. Este ano, a versão digital do evento acontece na lua cheia de maio. Por conta da pandemia, as apresentações foram gravadas em belas paisagens da Chapada Diamantina e também no teatro da Pousada do Capão. Nesta Lockdown Edition, as batidas eletrônicas que consagraram o Ressonar Festival como referencial de cultura rave da região dividem as atenções com apresentações musicais e culturais da região. “Se adequar ao ‘Novo Normal’ tem sido o principal desafio de todos ao redor do mundo. Não foi diferente com o Ressonar Festival; foi preciso reimaginar as edições anteriores para recriá-las virtualmente, e mesmo online, superar as expectativas do público durante a transmissão”, explica Uirá Meneses, produtor cultural e idealizador do Ressonar Festival.

Nesse contexto, a 12ª edição do festival privilegia artistas e Mestres da Cultura Popular da região, que sofreram grandes abalos durante a pandemia por conta de ter o turismo como principal fonte de renda. Na programação, nomes como Grupo Instrumental do Capão, Caeté Raiz, Yayá Massemba, Africania e outros prometem trazer a vibe do festival para dentro de casa, com boa música e belas tomadas das montanhas da Chapada Diamantina. Também fazem parte da programação as ladainhas e ritmos da capoeira angola de Mestre Lua e apresentações de grupos culturais tradicionais da Chapada Diamantina, como os Reisados de Dona Dezinha e Dona Domingas. Como em anos anteriores, a música de cura também estará presente no violão de Malin Schell e na música sagrada do Jarê de Pai Gil de Ogum (In Memoriam), Enarmonia e Franco. Os beats eletrônicos ficam por conta de DJs residentes na Chapada Diamantina.


Devido à pandemia de coronavírus, as gravações do evento seguiram todas as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e seguiram protocolos de segurança – de sanitização, distanciamento, aferição de temperatura, dentre outros. Os shows e apresentações serão transmitidos no canal oficial do Ressonar Festival (/ressonarfestival) durante quatro dias, a partir das 18 horas.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:
O quê:
XII Ressonar Festival
Quando: 26 de maio às 18:30
27, 28 e 29 de maio às 18:00
Onde: Canal Oficial do Ressonar Festival no Youtube (/ressonarfestival)

Publicidade
Publicidade