Notícias

RECICLA LENÇÓIS, SUCESSO NA CHAPADA DIAMANTINA

Uma novidade que fortaleceu um movimento muito importante para a cidade de Lençóis, foi a campanha de uso consciente e reciclagem realizada durante o São João 2022.

A venda de copos da campanha durante o São João evitou o descarte de mais de 80 mil copos descartáveis – Foto: Divulgação.

Através da iniciativa de integrantes da Associação de Materiais Recicláveis União e do Movimento Recicla Lençóis, foram instalados no circuito da festa, pontos estratégicos para apoio das ações de coleta de resíduos sólidos, orientação sobre o uso e reuso de materiais recicláveis, ponto de separação de resíduos coletados e venda de copos da campanha que, além de ser uma ótima lembrança desse período festivo, evitou o descarte de mais de 80 mil copos descartáveis, através da venda de 2500 copos retornáveis, evitando o descarte e gerando renda para a Associação.

De acordo com dados dos organizadores, a ação evitou que meia tonelada de resíduos fossem destinados para o lixão.

Para facilitar o processo de destinação dos resíduos, a separação do material coletado foi realizada ainda durante os dias de festa, num espaço cedido pela Prefeitura para a ação ainda no circuito.

Debora Daltro, da empresa Círculo de Lençóis, realizadora do Movimento Recicla Lençóis – Foto: Divulgação

Segundo Débora Daltro, uma das organizadoras da ação, o movimento realizado durante o São João faz parte de um projeto que vem acontecendo desde outubro de 2021, quando foi realizada a 2º Semana do Lixo Zero, momento em que se começou a estruturar a Associação de Materiais Recicláveis, e a coleta semanal de resíduos sólidos na cidade. De lá pra cá, várias ações e campanhas de estímulo à reciclagem vêm sendo realizadas no município.

Para incentivar e fortalecer o projeto que prevê a construção de um galpão para armazenamento, separação e venda dos resíduos pela Associação, numa área já destinada para este fim, na região da Tijucana, a Prefeitura de Lençóis cedeu, até o mês de dezembro, o uso do antigo Mercadão, espaço onde era realizada a feira livre. O local, que em breve atenderá outro projeto da Prefeitura, conta atualmente com estrutura básica para desenvolvimento do trabalho da Associação como água, energia elétrica e segurança.

Após o sucesso da ação no São João de Lençóis, os copos retornáveis da campanha também foram vistos sendo utilizados em festas como São Pedro, na Estiva e até em Seabra.

Olívia Taylor da H2O, uma das apoiadoras do Recicla, e o artista Ademário Coelho, também apoiador da iniciativa durante os festejos juninos em Lençóis – Foto: Divulgação

A ação foi realizada através da parceria entre a Associação de Materiais Recicláveis União, o movimento Recicla Lençóis; a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo e a TransLoc, empresa responsável pela manutenção e limpeza da cidade, com o apoio da Circulô Sustentabilidade, que faz gestão de resíduos em estabelecimentos comerciais e eventos; a H2O empresa de turismo e consultoria de eventos; Janoo Comunicação e tecnologia e a Recicla +: Gestão de Resíduos.

Turistas usando os copos da campanha, colaborando com a festa da cidade e o meio ambiente – Foto: Divulgação

A equipe do Guia Chapada Diamantina parabeniza e apoia essa importante iniciativa!

Para colaborar ou saber mais:

@deboraldaltro

@movimentoreciclalencois



Publicidade
Publicidade
error: Content is protected !!