O Projeto Chorões da Chapada Diamantina faz chamada pública para compositores de Chorinho apresentarem suas músicas em uma seletiva aberta de 30 de agosto a 30 de setembro. Serão selecionadas 10 músicas para serem gravadas em estúdio e executadas em uma apresentação pública na cidade de Lençóis, em abril de 2025. As inscrições poderão ser feitas por este link ou pelo e-mail choroesdachapada@gmail.com .
Chorões da Chapada é uma iniciativa dos produtores Rodrigo Rodowicz (Zabelê Filmes) e Maiza Andrade para difundir composições de Chorinho de autores do território de identidade da Chapada Diamantina. A ideia surgiu a partir do evento Café da Manhã com Chorinho na Pousada da Fonte, local que reúne músicos de Lençóis e de outras localidades da Chapada Diamantina para a prática de Chorinho, desde 2015.
O objetivo do projeto é realizar a gravação das músicas e um videoclipe do grupo Choro Labuta, de Lençóis, que vai executar as composições. O grupo, liderado pelo maestro Marcel Jaques, foi criado há mais de 13 anos, e é um expoente na execução do repertório clássico de Chorinho. Para os idealizadores do projeto, mostrar novas composições deste gênero musical é também uma contribuição para a salvaguarda do Chorinho, que neste ano foi elevado à categoria de patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A política cultural Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Rodrigo Rodowicz (Zabelê Filmes) 75 99109.4770
Maiza Andrade – 75 988871953
Instagram @choroesdachapada
Facebook choroesdachapada
Canal youtube Chorões da Chapada