A fauna e a flora da Chapada diamantina são relativamente bem conhecidas e caracterizadas por sua grande beleza e endemismo. Mas o que dizer da fauna de peixes, também igualmente bela e única, mas que se encontra submergida, muitas vezes em águas escuras da Chapada Diamantina?
Os peixes da Chapada Diamantina se destacam por fazerem parte de diferentes aspectos da vida da população estando ligados a arte, a cultura, a gastronomia e a religião.
São muitos os peixes da Chapada Diamantina?
Até o momento são listadas pouco mais de 60 espécies, muitas delas descritas nos últimos 20 anos e uma boa parte ocorrendo apenas na região (endêmicas). Algumas encontram-se atualmente ameaçadas de extinção, e muitas podem ser observadas de forma curiosa nos mergulhos de contemplação na Pratinha, como as conhecidas piabas.
Onde as águas correm com mais velocidade, como nas corredeiras, comumente encontram-se cascudos nas pedras.
Há ainda os pitorescos bagres cegos em diferentes cavernas.
E outros como o molé com seu conhecido poder afrodisíaco, apreciado no preparo de moquecas e caldos, e que diferente da maioria dos peixes ósseos, possuem distinção entre machos e fêmeas.
E então, você já ouviu falar de alguns desses peixes? Pra tentar saciar essa curiosidade, os biólogos e professores da Universidade Estadual de Feira de Santana, Alexandre Clistenes e Luisa Sarmento-Soares estão produzindo o livro Águas e peixes da Chapada Diamantina, sobre as espécies do Parque Nacional da Chapada Diamantina e seu entorno.
O livro está sendo elaborado em linguagem leve, mas sem deixar de lado o rigor científico, para que possa ser uma referência, não apenas para estudantes e pesquisadores, mas também para a população em geral, incluindo os visitantes do Parque e seus condutores.
A seguir algumas outras ”jóias” escondidas sob as águas da Chapada:
Protegemos o que amamos, e que nos é precioso. Queremos divulgar e compartilhar a beleza a diversidade desses peixes que vivem na Chapada Diamantina, pois, conhecendo-os estamos contribuindo também para proteger o ambiente em que vivem: as águas da Chapada.
Este conteúdo foi cedido pelos pesquisadores Alexandre Clistenes e Luisa Sarmento-Soares, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Contatos e informações:
Alexandre Clistenes
Telefone: 75 99977 0475 (Whatsapp)
E-mail: alexandreclistenes@gmail.com
Luisa Sarmento Soares
Telefone: 21 97983 9847 (Whatsapp)
E-mail: biodiverses@nossosriachos.net