Papo com o viajante

Querida e querido viajante,

As terras diamantinas são muito mais que belezas naturais únicas, muito mais que um bioma diversificado e o berço das águas baianas. Essas terras maravilhosas também guardam a história de um povo heróico cheia de desafios e superações, revelam o seu estilo de vida, sua cultura singular, seus valores e tradições, sua arte, suas festas, sua comida, seus produtos locais e muito mais. 

Pensando nisso e nas inúmeras opções de roteiros que vão além dos famosos pontos turísticos, apresentamos aqui outros belos passeios, ainda pouco conhecidos, como os mais altos picos do Nordeste (sim, ficam bem aqui ao Sul da Chapada) e o circuito das cachoeiras no Sul do Parque Nacional. Este último com gestão de base comunitária, um novo modelo de turismo que promove o compartilhamento de vivências genuínas entre o visitante, a comunidade anfitriã, sua cultura e sua natureza. 

Abordamos também três novos municípios que vêm se destacando no circuito turístico da região: a cidade de Piatã, a mais alta e fria do Nordeste, Barra da Estiva com sua comunidade quilombola e a bucólica Ruy Barbosa, no Piemonte da Chapada Diamantina. 

Desse modo, buscamos equalizar a visitação difundindo outros belos atrativos da região, descongestionando os mais conhecidos e possibilitando vivências únicas ao visitante e o aproximando de sua viagem tão sonhada. 

Importante lembrar que este imenso santuário ecológico exige a atenção de todos para a sua preservação. Motivar as pessoas a visitar e viver experiências na Chapada Diamantina sem colocar em risco o seu patrimônio tem sido nosso grande desafio. 

Assim, inspirados por essa grande responsabilidade, seguimos com a nossa “Eu amo a Chapada Diamantina”, uma campanha de conscientização criada há cinco anos que busca sensibilizar os moradores e visitantes sobre os cuidados em preservar este patrimônio de grande valor natural e histórico. Procuramos inspirar transformações de comportamento pela preservação da natureza realçando a ideia de que quem ama, cuida. 

Somos responsáveis em realizar os sonhos de muitos e sonhamos com todos cuidando deste surpreendente diamante do sertão baiano. 

Visite, vivencie, cuide, curta e abrace os caminhos da Chapada Diamantina – torne este lugar um verdadeiro caso de amor! 

Um abraço fraterno das terras chapadenses. 

Branca Pires
Diretora Flora Comunicação

Publicidade
Publicidade