O evento é realizado pelo Instituto Mídia Étnica em parceria com a aceleradora Vale do Dendê. A Ocupação Afro.Futurista tem um amplo line up de atrações (shows, workshops, palestras, laboratório de Realidade Virtual e feira maker), e vem se tornando uma referência no processo de democratização do acesso à tecnologia e de promoção da cultura da inovação.
Para celebrar a importância do Estado no contexto da diáspora africana, na América Latina, o festival terá como fio condutor o mote “Wakanda é a Bahia”, numa referência à cidade high-tech no coração do continente negro, mostrada no filme Pantera Negra. “Apesar de ser um movimento que data da década de 1960, o afrofuturismo ganhou escala planetária no início deste ano, graças ao sucesso do filme e ao aumento da discussão sobre a presença negra na área de tecnologia”, destaca Paulo Rogério Nunes, cofundador da Holding Social Vale do Dendê.
Outra preocupação dos organizadores é com relação ao uso da tecnologia como elemento de promoção da cidadania participativa, da melhoria da qualidade de vida e da resolução de problemas comunitários. Este desafio será encarado pelos jovens que participarão das três edições da Maratona de Tecnologia e Inovação Afro.Futurista. “Em cada uma das cidades vamos privilegiar temas da pauta local como mote para os desafios que serão apresentados aos jovens”, explica Luciane Neves, diretora-executiva do IME.
Participação da Flora Comunicação
A gestora de conteúdo do Guia Chapada Diamantina Thais de Albuquerque foi convidada para participar da edição de Seabra, no bate-papo sobre Mídias Sociais e Turismo Étnico na Chapada Diamantina, ao lado de Sirlene Rosa de Souza (Diretora de Turismo de Seabra), Edicácio Souza (turismólogo) e Lilian Pacheco (idealizadora da Trilha Griô de Turismo Comunitário na Chapada Diamantina). Será dia 16/10, terça-feira, das 15h às 16h30. Confira abaixo a programação.
Confira a programação completa