Cartão-postal da Chapada Diamantina, o Morro do Pai Inácio, situado em Palmeiras, foi mote para um curta-metragem produzido por jovens do projeto Grãos de Luz e Griô, com sede em Lençóis.
Conduzido pela educadora Líllian Pacheco, “A Lenda do Pai Inácio” foi premiado como melhor filme, no Festival Cinema no Interior, que aconteceu em janeiro deste ano, na cidade de Nazaré das Farinhas.
A produção recebeu 17 troféus, dentre eles, de ator protagonista, coadjuvante e mirim. “A premiação aumentou a autoestima dos jovens e abriu parcerias para a realização de diferentes projetos. Agora, nosso curta-metragem será indicado para participar de outros festivais”, afirma Lílian Pacheco.
Cinema no Interior
Pela primeira vez na Bahia, o Cinema no Interior já esteve em sete estados do Nordeste. Na Chapada Diamantina, os lugares escolhidos foram Lençóis, Andaraí, Ibicoara e Mucugê. Viabilizado através do Edital Setorial de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), a iniciativa tem por objetivo difundir as riquezas culturais da região, tendo a própria população como protagonista do processo. Em Lençóis, a ação envolveu cerca de 30 jovens, por meio de oficinas de roteiro, fotografia, captação de imagem e elenco.
A Lenda do Pai Inácio
A equipe do Grãos de Luz e Griô optou pela recriação do Pai Inácio, escravo perseguido pelo coronel, que, segundo a lenda, teria subido o morro e, sem ter para onde fugir, pulou com um guarda-chuva aberto. A proposta do curta é apresentar um Inácio diferente, que se rebela pela liberdade e descobre suas raízes africanas, em uma jornada mítica em busca de si mesmo.
Em Lençóis, o lançamento ocorreu no dia 17 de abril, na sede do projeto. Para o jovem Uilami Dejan Ferreira, que integrou a equipe de fotografia, filmagem, além de ser um dos figurantes do vídeo, foi gratificante ver o trabalho na tela do cinema. “Participo ativamente das oficinas do Grãos desde 2012. Ficamos ansiosos para a exibição do curta em Lençóis, pois muitas pessoas não tinham assistido ao vídeo ainda. Foi um acontecimento inédito!”, comenta.
* Acompanhe o canal do projeto no Youtube
Fotos: Branco Pires (Destaque); Acervo Grãos de Luz e Griô
Texto: Verusa Pinho
Atualizado em 23 de abril de 2015, às 8h56